sexta-feira

Como evitar - e remover - o aparecimento de mofo

O mofo é uma ocorrência relativamente comum, principalmente, nos períodos mais úmidos do inverno quando, além do aspecto estético, ele deixa o ambiente pouco saudável e pode, inclusive, provocar problemas de saúde caso não sejam eliminados. Alguns procedimentos podem ser adotados para eliminá-los, que podem ser feitos facilmente por você mesmo.

Caso surjam mofos, as áreas afetadas podem ser limpas com escova, aplicando a solução: (80 g de fosfato trissódico, 30 g de detergente neutro, 90 ml de hipocloreto de sódio e 2.700 ml de água). A superfície deve ser enxaguada com água limpa, e seca com pano úmido. Deve-se evitar contato com a pele, olhos e inclusive com componentes metálicos, existentes nas águas tratadas.

Para remover as manchas de paredes, pintadas a base de látex, usar pasta auto-plex. Limpar a seco. Não limpe pisos e paredes revestidas de material cerâmico com vassouras de piaçava ou escova, porque estas removem o rejunte, provocando infiltrações em outros cômodos ou em outro apartamento.

Para limpeza de pisos cerâmicos e azulejos, usar produtos a base de amoníaco, misturado com água, de acordo com as instruções na embalagem do produto. Após a secagem do piso, passar um pano umedecido com álcool para dar brilho.

Para limpeza de juntas encardidas, usar detergente neutro, misturado com água e 10% de água sanitária.

Para limpeza de pisos, paredes e tampos em granito ou mármore deve-se usar sabão neutro. Após secar, passar um pano macio embebido em álcool, polindo em seguida para dar brilho.

Para remoção de manchas em tapetes e carpetes procure o revendedor autorizado.

Fonte: UNIFESP

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.