sábado

Como fazer para usar corretamente o papel alumínio

As vezes usamos alguns objetos e não sabemos como explorar todas as suas potencialidades, é o caso do papel alumínio na cozinha.

Qual lado deve ficar para fora – o fosco ou o brilhante – na hora de embalar um alimento para assar ou congelar, por exemplo?

Para congelar ou refrigerar o alimento, o lado brilhante deve ficar para fora, pois ao refletir o calor (e a luz), preserva melhor o alimento quando abrir o refrigerador.

Mas, ao utilizá-lo para cozinhar ou assar um alimento, ele – o lado brilhante – deve ficar para dentro, pois, ao fazer isso, ele reflete o calor e contribui para o cozimento mais rápido.
Algumas dicas adicionais:
  • Nunca deve ser utilizado no micro-ondas, já que pode provocar um incêndio;
  • Forre a grade do forno antes de assar ou gratinar um alimento, isso a mantém limpa;
  • Se não usa a cobertura térmica em sua tábua de passar roupa, pode substituí-la pelo papel alumínio – com o lado brilhante para cima – coberto com um tecido fino, pois isso mantém o calor e passa mais rápido a roupa.
Subscreva o nosso RSSFeed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações 



Share/Save/Bookmark

4 comentários:

  1. Gostei das dicas...eu sempre fico confusa e não sei que lado do papel alumínio usar.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Fico feliz que tenha gostado. É um recurso muito útil e saber usar adequadamente só melhora a sua funcionalidade, não é verdade?

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. os dois lados são iguais, a diferença é que durante o processo de fabricação a última passagem pela prensa (que vai afinando as folhas) passam duas folhas juntas, pela espessura das mesmas.

    portanto na sua utilização, a menos é claro que seu freezer ou congelador seja de vidro transparente ou tenha lá dentro uma lampada hiper forte que gere uma iluminação que precisa ser refletida, tantufas qual lado usar

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    O lance é que, independente do detalhe técnico de fabricação, a física explica e justifica estes cuidados na hora de utilizar, pois, os lados não são, efetivamente, iguais.

    Quanto à influência na geladeira é um detalhe pequeno, mas não insignificante, a depender, tambem, do uso e da frequência com que cada um utiliza a própria geladeira, não é verdade?

    Um abraço

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.