terça-feira

Como fazer para colocar um prego ou parafuso em azulejos

Clique para ampliar
Quem já tentou, sabe que não é tão simples como pode parecer à primeira vista, quase sempre as tentativas são infrutíferas ou acabam com ajulejos trincados. Mesmo um parafuso, com o uso de furadeiras, costuma dar problemas.

A dica inicial que serve tanto para pregos como parafusos, com furadeiras, é usar uma punção – ver imagem abaixo – uma ferramenta tipo estilete, de aço, com a qual deve abrir um “furo guia”, com cuidado, até romper a superficie espelhada (no caso de pregos, todo azulejo), do azulejo ou cerâmica. Na ausência de uma punção, use algum ferro pontiagudo e vá batendo devagar com o martelo, até conseguir a "guia de furo".

Daí, se uma furadeira, encaixe a ponta da broca no orifício feito e vá furando a baixa velocidade.

Com o prego, já que a base onde está assentado o azulejo é de cimento, o prego tende a entortar, mesmo com o “furo guia”, logo, para evitar isso, faça uma guia com um pedaço de madeira, tipo um pedaço de cabo de vassoura – como na imagem acima – e vá batendo com o martelo lentamente. 

Ao atingir a profundidade adequada, retire, com uma faca ou estilete, o “toco” de madeira.

Estes procedimentos devem ser seguidos tanto para furos no próprio azulejo como para aqueles feitos na junção entre eles. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.