quarta-feira

Como fazer a limpeza e conservação de artigos de couro


O inverno vem chegando – embora já esteja atrasado – e é o momento de voltar a usar as peças de couro que dão aquele toque de elegância e charme à estação. Se for legítimo, todo o cuidado é pouco e, como sabe, não deve ser lavado. Abaixo você encontra algumas dicas de como cuidar delas e mantê-las em bom estado e beleza.

Veja algumas dicas: 

1- As roupas de couro devem ser guardadas em local fresco e arejado, e sem amassar. Se for necessário passá-las, use o ferro a temperatura de 80º C, colocando um pano sobre a superfície a ser passada.

2- Normalmente não guarde a peça de couro em saco plástico, pois impede a respiração do couro. Usar estas embalagens apenas para transporte.

3- A falta de ventilação pode ocasionar descoloração e mofo no couro, por ser um produto natural. Se surgirem estes sinais, usar um pano levemente úmido para removê-lo e colocá-lo no sol não muito forte para secar.

Veja também: Como passar a ferro roupas de camurça

4- Se a peça de couro tomar chuva ou umidade, secar em temperatura ambiente, não deixando exposta diretamente ao calor. Pode tambem ser secada ao sol por pouco tempo, tendo o cuidado de cobri-la com um pano para evitar descoramento.


5- Em caso de manchas leves, removê-las com um pano levemente úmido e, no máximo com um pouco de sabão neutro. Jamais use produtos de limpeza, como álcool, detergentes, óleos e outros.

6- Lavar somente com profissionais especializados.

7- Evitar contato direto do couro com peças claras, o corante do couro poderá manchar outras peças, sobretudo a camurça quando nova.

8- Evitar contato direto com a pele, pois o couro poderá atrair a oleosidade natural da mesma.

9- Todo couro tem odor característico, e deve ser arejado com freqüência.

10- Para evitar o ressecamento, trincas e rachaduras na napa, aplique levemente sobre a superfície afetada, um pouco de glicerina, óleo mineral ou graxa incolor, como se faz com os sapatos.

Algumas destas dicas valem também para outras peças de couro além das roupas, como bolsas, acessórios, sofás, e etc.

Com informações de Osmar Viviani

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Que tipo de hidratante posso aplicar em minha jaqueta?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Claudio!


    Não sendo camurça você poder utilizar o hidratante corporal ou para as mãos.


    Um abraço

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.