segunda-feira

Como fazer para adaptar sua casa ao novo padrão de tomadas


O novo padrão de tomadas que passou a valer a partir de 1º de julho de 2011, significa que a fabricação do modelo antigo ou anterior foi encerrada ou teve prazo determinado para isso. Entretanto, isso pouco afetou a vida das pessoas e muita gente nem se tocou e continua usando normalmente o padrão antigo.
O problema passa a existir a partir da compra de novos aparelhos ou produtos elétricos que veem com o novo padrão de plugue, exigindo o uso de adaptadores ou troca da tomada para o novo padrão. Só para lembrar, só compre adaptadores que tiverem o selo do Inmetro.
Você mesmo pode fazer isso, é simples, veja como.
Vai precisar de uma chave de fenda – comum e/ou Philips – a depender dos parafusos que vai tirar e recolocar e, é claro, da tomada nova, que já deve vir com o espelho e os novos parafusos.
Veja como fazer:
Desligue a chave do disjuntor. Se não tem certeza sobre a qual deles está associada à tomada que vai trocar, na caixa dentro de casa, prefira desligar o disjuntor geral na caixa de força ou relógio, na entrada da casa.
Retire os parafusos e puxe levemente a tomada para que possa fazer a troca. Retire os dois fios mantendo-os longe um do outro. O fio preto é o que contem a corrente e o azul é o neutro, se houver um terceiro, o verde, este é o fio terra.
Faça a ligação dos fios com a nova tomada, da maneira como estava na anterior, e o verde, caso haja um, deve ser ligado ao parafuso que está no meio da tomada. Fixe bem os fios para que não fique qualquer folga o que levaria a perda de força e desperdício de energia, além do risco de um curto circuito.
Feito isso, é só fixar o novo espelho, religar o disjuntor e fazer o teste para ver se está tudo bem.
 Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.