quinta-feira

Como fazer a limpeza e conservação dos livros

Dentre os fatores indispensáveis para a boa conservação dos livros, a limpeza é o principal, pois, é a partir dela que os maiores inimigos dos livros são evitados e/ou combatidos, como a poeira, insetos, umidade, gordura e o mofo. É o momento em que se constata e se avalia as condições de conservação dos livros.

Logo, ela tem que ser periódica e sistemática. Se tiver mais de mil livros, isto deve ser feito a cada seis meses.

Entre estes fatores, o pó, talvez seja o principal, pois, como falamos acima, muitas vezes é a partir dele que outros fatores de degradação do livro se instalam.

Por exemplo, as manchas, bem como as paginas amareladas surgem em função da acidez provocada pela poeira, que oxida as fibras de celulose das folhas.

Junto com o pó, costumam chegar também, a fuligem, os fungos – do mofo – e a própria gordura – que facilita a proliferação de micro-organismos – que, como sabemos, são fortes agentes de degradação do papel e do livro. 

Continue lendo... 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.