quinta-feira

Como fazer velas decorativas e aromáticas para o Natal

Elas são lindas e cabem muito bem na decoração, mesmo em outras épocas que não a do Natal. O bom é que elas permitem infinitas combinações na cor, forma e decoração. Mas, como estamos em época de Natal é uma boa ocasião para fazer e enfeitar a sua decoração natalina.

Vai precisar de:
Parafina. Se quiser as velas brancas prefira a parafina de melhor qualidade, branca e/ou transparente. Você pode encontrá-la em barra ou já raspada em lojas próprias, de artesanato e trabalhos manuais;
Pavios parafinados, que já veem prontos e encontrados nas mesmas lojas. A escolha do tipo de pavio tem a ver com o ‘qualidade’ da vela. O ideal é o mais fino o que aumenta a durabilidade da vela, bem como algumas versões mais elaboras como o chamado pavio quimicado. Informe-se!
Formas. Você pode usar a sua criatividade e variar bastante tanto no tamanho como no formato, podendo ser de cerâmica, vidrinhos, peças de louça...;
Uma panela com água para o banho-maria ou recipientes de vidro refratário para derreter a parafina;
Colher de pau;
Essências, de preferências naturais, com aroma de seu gosto:
Palitos de picolé ou algo similar para segurar o pavio durante a construção da vela. Um furo no meio do palito ou haste usada facilita o trabalho;
Corantes à base de água a seu gosto caso queira as velas coloridas. Procura se informar sobre eles e compre algo mais natural.
Fazendo:
Raspe a parafina com uma faca – se comprou em barra – e derreta, juntando a essência e o corante, em banho-maria e fogo brando e vá mexendo com a colher de pau. Quando inteiramente derretida – a temperatura não pode ser muito alta – deixe descansar ou esfriar por meio minuto antes de colocar na forma.
Aqueça as forminhas com um pouco de água morna para que facilite a secagem de forma homogênea. Faça isso enquanto ela derrete.
Prepare as forminhas com o pavio centralizado e preso ao palito e vá enchendo com a parafina derretida. Você pode deixá-la na forminha ou retirar e decorar à parte.
Com as velas prontas é hora de usar a criatividade e decorá-las com papéis ou fitas coloridas, douradas ou prateadas.

Pode acontecer de você ter algum contratempo na primeira vez, mas nada que não possa ser superado em nova tentativa.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
 
 

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.