sexta-feira

Como fazer a limpeza de utensílios e objetos de prata


Os objetos de prata, embora pareça não estarem mais em moda, mais em função dos preços do que da ‘moda’ em si mesma, continuam sendo grandes objetos de desejo e itens belíssimos, sobretudo na decoração, embora como itens de adereços e joias eles continuem a ser usados, ou mesmo como utensílios em refeições por ocasiões ou datas especiais.

O fato é que para ser mantida a sua beleza é necessário que estejam limpos e brilhantes, pois, com o uso continuado elas vão escurecendo e se confundindo com outros materiais menos nobres.

Um jeito fácil e bom de recuperar o brilho das peças de prata, mais simples impossível, é colocar uma quantidade de água para ferver em panela ou recipiente que caiba a peça que pretende limpar e, a depender do tamanho da panela, ser for grande, junte uma barra de sabão de coco e deixe ferver.

Feito isso, deixe-a esfriar até uma temperatura “morna quente”, “esperta”, como se diz, e mergulhe a peça de prata que quer limpar e deixe um tempinho. Repita o processo se necessário até a peça ficar limpinha. Daí é só lavar em água fria, secar perfeitamente e polir com uma flanela macia.

Como vê é muito simples e fácil.

Outra maneira muito fácil é a seguinte. Misture em recipiente de alumínio (necessário para a reação):
- 1 colher de sopa cheia de sal;
- 1  colher bem cheia de fermento em pó;
- 1 litro de água fervendo.
Mergulhe a peça e deixe uns minutos que é suficiente para limpar e resgatar o brilho em uma peça não muito comprometida. Multiplique a receita conforme o tamanho da peça, já que esta tem que ser coberta.

Uma forma de guardar e preservar a limpeza e brilho é embalar em filme plástico, ou mesmo sacos plásticos, o que limita o contato com o ambiente externo e consequente escurecimento.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações 

.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.