domingo

Como fazer a manutenção e correção de instalações em casa


É normal a deterioração de materiais e funções em uma residência, decorrentes do uso continuado e/ou da falência ou final da vida útil de equipamentos e materiais. 

Nas estações específicas, como a das chuvas, problemas costuma surgir, sobretudo se não foi feita uma manutenção previa em telhados e vedações, por exemplo.

Logo é necessário se fazer, periodicamente, a revisão, manutenção, conserto ou substituição do item danificado. Claro que isso deve ser feito à medida que os problemas aparecem, mas, às vezes, o recomendável é fazer um checape geral.

Abaixo segue uma lista de itens que devem ser verificados.
- Limpeza completa da caixa-d’água a cada 6 meses. Veja como fazer você mesmo, aqui;  
- Lubrificação de fechaduras, dobradiças e cadeados facilita o uso e evita quebrar as chaves. Veja como fazer, aqui; 
- As infiltrações de água da chuva podem trazer problemas, desde aqueles estruturais ou mesmo estéticos – ou de saúde – que costumam se revelar nas paredes com pontos e/ou manchas de mofo. Veja como fazer, aqui; 
- Revisão na instalação elétrica (dimensionamento de tensão, troca de disjuntores, bocais e interruptores). Veja aqui; 
- Verificação dos vazamentos em torneiras, sifões e qualquer outro encanamento. Você pode ter surpresas na conta de água no final do mês. Veja aqui como fazer; 
- Revisão no telhado antes do inicio da época das chuvas, já que o serviço necessita de “tempo com sol” para ser feito, inclusive a limpeza das calhas. Veja algumas dicas, aqui; 
A ideia é se antecipar aos problemas, ou pelo menos impedir que cheguem a uma situação crítica que tenha de chamar um profissional.

Mãos à obra. Não tem mistério!

Revisado e melhorado em 19-01-2014

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.