segunda-feira

Como fazer ou o que observar antes de pintar a madeira


A madeira é um elemento orgânico, logo, não estável, e por isso alguns cuidados devem ser observados antes de receber qualquer revestimento, ou seja, pintura ou verniz, para que o resultado fique bom e estável.

Você deve se certificar se ela está, efetivamente, seca, livre de poeira, vestígios de resina em sua superfície, imperfeições como farpas, restos de serragem, além de graxa ou gorduras e o fungo ou velho mofo.

Uma “sujeira” difícil de sair é a resina exalada pela própria madeira. Para eliminá-la, aplique solvente na parte afetada, pois ao evaporar ele leva junto a resina. Repita o processo quantas vezes forem necessárias para eliminar inteiramente. Fazer isso é uma garantia de bom resultado em sua pintura.

Feita a limpeza geral, faça o lixamento – no sentido das fibras – e remova totalmente o pó resultante. Se for aplicar tinta ou esmalte, passe antes o selador pigmentado e se verniz o selador comum, apropriado, sem pigmentos e deixe descansar de 6 a 8 horas.

Para conseguir um resultado melhor na pintura com esmalte, o ideal é que faça correção das imperfeições da madeira usando massa niveladora, aplicada com uma espátula para espalhar e nivelar. Feito isso deixe descansar, também, de 6 a 8 horas antes da aplicação final do esmalte sintético, preferencialmente em duas ou três demãos para obter um melhor acabamento.

Se a opção for pelo verniz sintético, o procedimento inicial é, como falamos acima, passar 3 demãos de selador – observando as 8 horas de secagem entre elas – lixando sucessivamente a cada demão, o que lhe dará um acabamento perfeito.

Feita a escolha do verniz – se a madeira é natural e pretende realçar-lhe a beleza – faça a diluição, de 10 a 20%, usando o solvente específico (veja com o vendedor na hora de comprar), e misture bem, para evitar a formação de bolhas que pode comprometer o resultado final. Lembre-se de observar as 8 horas de secagem entre as demãos e 48 horas para secagem final.

Se a peça de madeira já for pintada ou envernizada, observe-lhe o estado, pois, se bom, basta lixar para homogeneizar um pouco a superfície e fazer a pintura ou verniz, mas, se estiver detonada, o ideal é raspá-la inteiramente, lixar, limpar e proceder a nova pintura ou verniz.

Se a peça é grande, vale à pena utilizar um removedor próprio para eliminar a pintura, ou verniz, velha, o que vai tornar a tarefa bem mais fácil. O importante neste caso é observar ou seguir estritamente as recomendações de uso contidas na embalagem, pois, é um produto muito forte, tóxico, e pode trazer problemas à pele, à saúde. Já usei e é muito bom mesmo, desde que siga devidamente as regras.

Com informações de Construfacil

 Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações 



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.