sábado

Como fazer para eliminar rachaduras nas paredes

Antes de qualquer coisa é preciso verificar se elas estão ‘estáveis’, ou seja, não estão evoluindo ou crescendo tanto em extensão como em largura ou profundidade, pois, caso isso esteja ocorrendo é necessário identificar a causa, que pode ser um problema estrutural e aí tudo o que fizer vai apenas maquiar o problema.

Para facilitar, elas podem ser classificadas ou definidas assim:
Fissuras – com aberturas de até 1 mm que se limitam apenas ao revestimento;
Trincas – um pouco mais abertas, de 1 a 3 mm; 
Rachaduras – propriamente ditas, ou acima de 3 mm, provavelmente resultantes de problemas na estrutura da edificação ou acomodação de solo.
As duas primeiras – fissuras e trincas – se estáveis, podem ser resolvidas por você mesmo, entretanto, no terceiro caso, você vai precisar da avaliação de um profissional ou uma vistoria técnica, da construtora, caso seja um apartamento em prédio. 

As nossas dicas, portanto, se limitam aos dois primeiros casos. Como falamos acima, se estáveis, você mesmo pode fazer o serviço.

Você deve fazer um leve alargamento com uma espátula ou uma faca velha para eliminar partes já soltas. Passe uma escova ou um aspirador de pó para retirar a poeira. Em seguida, umedeça em toda a sua extensão com um umidificador de passar roupas. 

Prepare a massa, que pode ser massa corrida ou gesso, e usando uma espátula, preencha no sentido da ‘rachadura’, ou longitudinal e depois reforce passando a espátula no sentido transversal.

Feito isso, é só alisar. Para isso use o lado macio de uma esponja ou “bucha da lavar louça” umedecida e dê um acabamento final, inclusive limpando as áreas laterais. Daí é esperar secar, passar uma lixa fina se for o caso e pintar.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.