terça-feira

Como fazer para remover com facilidade tinta velha de peças de metal

Quem já tentou sabe que não é fácil resgatar uma peça de metal sob várias camadas de tinta e deixá-la em condições de uso, principalmente se pretende reutilizar “in natura” ou em seu estado original, quando deve ficar perfeita e sem riscos.
Logo, para remover a tinta velha, a ideia é colocá-las em uma panela e fervê-las por algum tempo – 15 a 20 minutos – ou quando fazendo um teste de leve com uma faca notar que a tinta está se soltando facilmente como uma “pele”, sem esforço ou sem que tenha necessidade de raspar, o que poderia estragar a peça. Em  minha experiência com uma peça pequena não levou mais que 10 minutos.
Esse método funciona em peças pintadas com tinta a óleo, látex ou “spray”, não funcionado em laca ou peças laqueadas.
Se a peça, de aço, tiver um revestimento de latão ou cromo (cromada) o tempo excessivo no fogo pode comprometer este revestimento. Nestes casos – ou mesmo no caso comum – você pode retirar a peça do fogo e ainda quente (se esfriar você perde o trabalho, segure com um alicate), escová-la com uma escova de cerdas de plástico – tipo aquelas de lavar roupas – para ajudar na remoção da tinta.
Como a tinta contem componentes tóxicos, até o chumbo, você deve usar uma panela ou vasilhame próprio e que não voltará a usar com alimentos.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.