sexta-feira

Como fazer para não estragar e evitar problemas com seu smartfhone


Ao contrário de outros “gadgets” ou aparelhos de todo tipo, o smartfhone, literalmente, “não desgruda” da mão, ou melhor, não se desgrudo do dito cujo, nem para ir à “casinha”, como se diz, o que, por uma questão simples de probabilidade, as chances de virem a sofrerem um acidente ou se estragarem por um descuido ou uso indevido ficam bem maiores.

Nestas dicas abaixo vai ver como cuidar do seu e evitar problemas.

     "- Smartphones podem ser mais sensíveis do que você pensa. Alguns hábitos comuns como tomar banho com o celular por perto ou esquecê-lo sob o sol forte podem acabar estragando o aparelho. Em casos mais graves, principalmente em relação ao carregamento da bateria, podem ocorrer acidentes. Veja a seguir algumas dicas para evitar isso Arte.

- Deixar o smartphone no banheiro enquanto toma banho. O hábito pode parecer inofensivo, mas sua repetição pode levar à oxidação das partes internas do aparelho devido à umidade do ambiente. O aparelho, então, poderá parar de funcionar. ''O oxigênio da água acaba reagindo com elementos de metal do celular e cria uma película de oxidação que impede o contato elétrico'', diz Marcelo Zanateli, professor da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

- Deixar o smartphone dentro do carro sob o sol. O veículo acaba funcionando como uma ''estufa'' e, se a temperatura interna chegar entre 70°C e 100°C, componentes sensíveis do aparelho podem sofrer danos. A tela de LCD pode ficar com manchas e a superfície plástica empenar.

- Deixar diretamente sob o sol por mais de meia hora. Esquecer o smartphone em cima de uma mesa ou banco sob o sol por cerca de uma hora é o suficiente para danificar telas de LCD (cristal líquido), diz Marcel Inhauser, especialista em celulares da LG. Elas podem ganhar manchas pretas devido ao vazamento do cristal líquido.

- Não usar película protetora da tela. Nem todos os smartphones contam com telas ultrarresistentes, como a Gorilla Glass. Sem a película, a tela vai ficando riscada e, em casos extremos, se torna fosca prejudicando a visualização das imagens. Ela também ajuda na proteção do aparelho durante quedas leves, absorvendo parte do impacto.

- Usar carregadores piratas. É comum encontrar à venda carregadores e baterias ‘‘alternativas’’, em geral mais baratas que os originais. O problema é que alguns desses produtos não seguem normas de segurança e padrões técnicos do Brasil. ''Pode haver incompatibilidade com a rede elétrica brasileira, gerando risco de um acidente'', diz Edson Martinho, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

- Deixar o celular carregando dentro de gavetas ou em cima de objetos inflamáveis. Ao recarregá-lo, é aconselhável não fazer isso. ''Durante o carregamento, ocorre um processo natural de dissipação de calor. Deixar o celular dentro de uma gaveta ou caixa pode contribuir para um superaquecimento'', diz Marcelo Zanateli, professor de Engenharia Elétrica da FEI.

- Tocar no celular com as mãos molhadas enquanto ele está carregando. Ao pegar o aparelho com a mão molhada enquanto ele está ligado à tomada, o usuário corre risco de tomar um choque. Além disso, a água pode entrar por orifícios do aparelho, ocasionando a oxidação dos componentes internos e, consequentemente, mau funcionamento do smartphone.

- Usar gambiarras para conectar o carregador. Além de correr risco de o smartphone superaquecer, a maioria dos incêndios em residências, afirma Edson Martinho, diretor-executivo da Abracopel, ocorre pela sobrecarga na instalação elétrica. Um dos ''vilões'' é o benjamim, acessório multiplicador de tomadas. '''Evite usá-lo. Ele deveria ser uma solução provisória, mas as pessoas acabam deixando na tomada para sempre''.

- Usar um carregador emprestado sem saber se é idêntico ao seu. A menos que você tenha certeza de que o modelo é idêntico ao que você usa, evite o empréstimo devido ao risco de superaquecimento do smartphone. ''Alguns modelos de uma mesma fabricante são compatíveis, mas nem todos. Na dúvida, é preciso consultar o manual do aparelho'', diz Marcelo Zanateli, professor de Engenharia Elétrica da FEI.

- Não usar capinha plástica ou de borracha. Alguns modelos de smartphones, como o iPhone 4 e 4S, são mais frágeis. Usar uma capinha de plástico ou borracha ajuda a amortecer a queda, embora não afaste totalmente o risco de quebra do aparelho. Elas podem evitar, na maioria dos casos, aquelas pequenas lascadas nos cantos da tela (com o tempo, isso torna o aparelho mais frágil, aumentando a possibilidade de quebra da tela).

- Não usar capinha plástica ou de borracha. Alguns modelos de smartphones, como o iPhone 4 e 4S, são mais frágeis. Usar uma capinha de plástico ou borracha ajuda a amortecer a queda, embora não afaste totalmente o risco de quebra do aparelho. Elas podem evitar, na maioria dos casos, aquelas pequenas lascadas nos cantos da tela (com o tempo, isso torna o aparelho mais frágil, aumentando a possibilidade de quebra da tela).

- Puxar o carregador pelo cabo ao tirar da tomada. Isso faz com que o carregador sofra danos conforme o tempo de uso. O rompimento de fios dentro do cabo, segundo Edson Martinho, diretor-executivo da Abracopel aumenta o risco de acidentes por superaquecimento do smartphone. (em tecnologiauol)

Como vê são medidas simples que garantem vida mais longa e tranquila ao seu aparelho.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.