quinta-feira

Como fazer uma receita natural para acabar com as cochonilhas


A cochonilha é uma praga que ataca vasos e jardins como as maiores inimigas de plantas ornamentais e frutíferas, atrofiando, enfeando e até matando. Geralmente em cor branca, podem se apresentar nas cores marrom, avermelhada, verde ou enegrecida. 

Elas se aproveitam das condições não ideais destas plantas para infestarem. Condições estas como um solo ou substrato inadequado, quantidade insuficiente de luz, água e nutrientes, ou mesmo um excesso de adubação, logo a primeira defesa é fortalecer as plantas observando esses itens.

Uma fórmula que acaba com estes hóspedes indesejáveis é o “calda de fumo”, barato e fácil de fazer, que você vê abaixo.

"Calda de fumo

Ingredientes:
 -  100 gramas de fumo de corda;
 - 1/2 litro de álcool;
 - 1/2 litros de água;
 - 100 gramas de sabão em pedra neutro.
Preparo:
 
Misture 100 gramas do fumo cortado em pedacinhos em 1/2 litro de álcool. Acrescente 1/2 litro de água e deixe a mistura curtir por aproximadamente 15 dias. Após este período, corte o sabão em pedaços pequenos e dissolva-o em 10 litros de água. Misture o sabão à calda de fumo curtida. Em áreas com ataques muito intensos, pulverize a mistura diretamente sobre as plantas.

Caso a infestação ainda seja pequena, dilua o preparo em até 20 litros de água limpa antes da pulverização. As aplicações devem ser feitas em períodos de sol ameno. Uma dose tende a resolver o problema, caso os bichinhos não desapareçam, porém, vale borrifar as plantas atacadas uma vez por semana, até que a infestação acabe."

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga o nosso Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.
*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.