segunda-feira

Como fazer para cuidar dos seus pisos de madeira

Embora pareça vir caindo em desuso, talvez em função do custo, é uma opção imbatível no que se refere à beleza e capacidade de adicionar qualidade e conforto ao ambiente. Mas, como é um produto natural, logo perecível ou alvo de cupis e outros hospedeiros, alguns cuidados são essenciais não só para garantir a sua durabilidade como sua beleza e funcionalidade.

            “Ao ver um piso de madeira lustroso pensamos em beleza, bom gosto e um monte de trabalho! É verdade que você precisa cuidar bem de um piso de madeira, mas não é preciso quebrar suas costas se o fizer regularmente.

O produto usado para impermeabilizar o piso de madeira determina como cuidar dele. Verniz, goma-laca, poliuretano ou laca são usados para dar acabamento a esses pisos, mas somente o poliuretano não precisa de tratamentos adicionais.

A integridade e beleza dos pisos de madeira com acabamento em verniz, goma-laca ou laca podem ser mantidas simplesmente pelo uso de limpadores e ceras à base de solvente. Nunca use água em pisos de madeira, exceto os tratados com poliuretano (esses podem ser limpos com um esfregão úmido).

A maneira mais rápida de limpar um piso envernizado ou laqueado é usando uma cera limpadora. Depois de passar o aspirador de pó, espalhe o líquido em uma pequena área e esfregue com um aplicador de cera.

Trabalhe em pequenas áreas de cada vez, na direção do corte da madeira. Retire o excesso com um pano limpo. 

Use aspirador ou vassoura com cerdas macias. Limpe com um pano úmido bem torcido e quase seco. Não aplique produtos químicos que contenham álcool ou querosene. Cuidado com o sol: os raios ultravioletas descolorem a madeira.

Se o trafego ou uso dos ambientes for muito intenso, a manutenção deve ser feita a cada 20 dias, já se é de trânsito leve ou não intensivo, 60 dias já é suficiente para manter-lhe a conservação e beleza.

Com informações de casa.hsw

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.