terça-feira

Como fazer para construir uma mesa de centro reutilizando antiga porta de madeira

É lamentável encontrar por ai em containers de obra ou demolição, muitas portas e janelas de madeira, com treliças e almofadas, com muitas delas com trabalhos de entalhe ou detalhes muito bonitos e de grande bom gosto esperando pelo basculante de entulhos para irem para um aterro ou lixão qualquer.

É a pseudo modernidade ou praticidade, que faz as pessoas trocarem estas obras de arte por portas e janelas de metal de gosto duvidoso.

Veja artigos relacionados:
- Como fazer a pátina provençal em suas peças de madeira;
- Como fazer para remover a tinta velha da madeira com facilidade;
- Como fazer para remover a tinta velha de peças de metal com facilidade;
- Com fazer ou o que observar antes de pintar peças de madeira;
Este uso que vê na imagem acima – de uma mesa de centro – é uma forma de dar-lhe uma sobrevida e adicionar até um toque meio vintage à decoração do ambiente.

É uma porta relativamente comum, com almofadas, e não vai ter grandes trabalhos ou despesas para fazer essa adaptação. Como pode ver na imagem 2 vai precisar de uma espécie de ‘toco” nas extremidades ou cantos para facilitar a fixação das pernas.

As pernas como as da imagem foram provavelmente reaproveitadas de outro móvel, tipo um sofá velho ou mesmo outra mesa de centro, mas se não te algo do gênero á mão faça os quatros pés de preferência usando uma madeira dura, logo mais pesada, o que vai dar melhor estabilidade à estrutura.

Atente-se também para as dimensões dos pés, que não devem ser muito finos, para não comprometerem a segurança e estabilidade.

Você parafusa, e cola, o pé no “toco” que por sua vez deve ser fixado, e também colado, com parafusos menores para que não saiam  acima na superfície da porta.

Daí é só dar o acabamento que preferir, inclusive o de manter a fechadura e dobradiças, que vão dar-lhe um toque de originalidade. Você pode fazer uma pintura lisa como a da imagem ou mesmo uma pátina.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações
 
*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.