quarta-feira

Como fazer para criar hábitos simples de quem consegue guardar muito dinheiro


É um lance meio estranho este, não? Como guardar dinheiro e ainda ficar rico. É o que promete. Mas, ao ler estas dicas dá para perceber que elas têm a ver, como se diz. É que a gente se habitua a ‘cultivar’ certos hábitos de gastos que funcionam como se fossem um ralo por onde escoa o dinheiro e não percebemos.

Não tem nada de tão complicado assim. Dá, no mínimo, para repensar um pouco os nossos gastos ou a forma como os fazemos. 

Dê uma olhada!

    "Muitos brasileiros não têm poupança para emergência, aposentadoria ou sequer para uma viagem que está programando.

Mas, saber poupar é necessário. Seja para uma viagem, um carro novo ou garantir uma aposentadoria tranquila, guardar um dinheirinho mensal é possível, mas é preciso ter planejamento e, principalmente, disciplina.

O ‘Business Insider’ listou cinco hábitos simples de pessoas que conseguem guardar muito dinheiro. Confira:
1. Viva uma vida simples
Para muitos, viver uma vida simples evoca uma vida de privações. A verdade, porém, é que você pode manter muitas das coisas que ama, por viver de forma simples (e barata) em outras áreas de sua vida.

Por exemplo: você ama comida gourmet, mas não se importa tanto com roupas. Você pode optar por comprar suas roupas em lojas de departamento, em promoções com peças fora de estação ou em brechó, a gastar menos com alimentos. Pessoas que conseguem poupar muito dinheiro fazem exatamente isso - elas escolhem o que é primordial em sua rotina e tiram os excessos.
2. Cada moedinha faz a diferença
Não tem R$ 100 para poupar a cada mês? Não tem problema. Muitas pessoas não poupam dinheiro por acreditar que deve ter um mínimo fixo por mês. O ideal, é claro, é tentar salvar uma quantia fixa, mas imprevistos acontecem - ainda mais para quem tem o salário curto. 

Se você conseguiu poupar R$ 30 neste mês, tente poupar um pouco mais no mês que vem e assim segue. Isso pode não ser suficiente para se aposentar, mas nada é desprezível e, de pouco em pouco, você pode se surpreender com a quantia ao final do ano.
3. Pegue qualquer dinheiro disponível
Se você trabalha em uma empresa que lhe oferece benefícios que você não utiliza, como planos de previdência, opções de ações, você pode cancelar esses incentivos para não pagar taxas mensais. Ou, se livre daquelas assinaturas que você paga há anos e nem dá bola, como TV por assinatura ou revista.

Quanto mais gastos avulsos você evitar, mais dinheiro conseguirá poupar.
4. Planeje seus gastos e economia
Planejamento é a palavra de ordem para alcançar qualquer objetivo financeiro. Mesmo que a palavra "planejar" não seja das mais legais, só assim conseguirá definir o que você realmente quer e o que deve fazer para chegar ao objetivo. 

Sendo assim, se você quer poupar para uma viagem, vai definir quando vai viajar, quanto vai gastar com ela e quanto dinheiro terá de poupar por mês para chegar a esse valor total. Se não conseguiu poupar a quantia estipulada num mês, você saberá o quanto deverá poupar a mais para guardar mês seguinte e assim vai.

Ao definir o caminho que seguirá para alcançar o objetivo, tudo fica mais claro e fácil de lidar com as finanças.
5. Compreenda como seu cérebro tenta te sabotar
Poupar dinheiro exige muita disciplina. Você precisa ser capaz de superar o desejo de gastar o dinheiro "disponível" que se esforçou para economizar. Para isso, você tem que entender como funciona o seu cérebro. 

Não só a publicidade influencia você, mas quando o objetivo está longe de ser alcançado, seu cérebro mente pra você, lhe fazendo acreditar que o hoje é mais importante, que depois consegue recuperar o dinheiro gasto. MAS NÃO CAIA NESSA.

Publicado em brasilpost

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.