sábado

Como fazer para não errar no uso do detergente em casa e na cozinha

Ele já se tornou um lugar comum nas pias, não é verdade? Tanto é que tem muita gente que nem liga mais para o ‘coitado’ do velho sabão em barra.

Entretanto, ele não é um “pau pra toda obra” como muitos acham, e usam, pois existem superfícies e situações em que ele não é o mais adequado, já que pode deixar manchas e resíduos, danificando o material ou objeto.

Vamos conferir algumas situações ou superfícies onde ele não é o mais indicado:

Maquina de lavar louça

Parece tão óbvio, não? Detergente e loucas... Mas é um equivoco. A máquina pede um detergente próprio, com um desengordurante específico para a situação.

Se usar o detergente comum vai acabar por danificar a máquina com o tempo de uso, isso sem falar no excesso de espuma que vai provocar.

Neste contexto, você conhece abaixo alguns materiais/lugares que podem sofrer danos ao serem higienizados com o detergente.

Máquina de lavar roupas

Além de levar a formação de um ‘dilúvio’ de espuma, o detergente pode deixar o tecido mais áspero e manchado.

Superfícies de madeira

Ele pode ser neutro para algumas madeiras e provocar manchas em outras, logo, como você não vai “pagar pra ver”, use os produtos específicos para as madeiras, como o velho ‘lustra móveis’ que foi feito para todos os tipos de madeira.

Vidros e janelas

Pode fazer como antes se fazia, utilize o velho sabão, o de coco é ótimo, pois, o detergente pode, a depender da forma como trabalha, criar muita espuma e deixar manchas – que podem ser retiradas depois, é claro! – e tem, ainda, os produtos específicos encontrados no supermercado.

Pele

Embora seja inevitável o seu efeito nas mãos quando se lavam as louças, já que quase ninguém usa luvas, quando se trata de pele ele deve se limitar só a isso, embora o ideal fosse usar luvas. Quem o usa no cotidiano sabe o seu efeito, ressecamento.

Logo ele não deve ser usado para lavar as mãos normalmente, e jamais deve ser utilizado em outras situações que envolvam a pele, banho, por exemplo.

Para sofás, e colchões

Como ele produz uma quantidade muito grande de espuma, que vai levar, inevitavelmente, ao uso de água para retirar, não é recomendável, já que a água dificilmente vai ser retirada no todo e vai gerar o velho mofo, tornado-os imprestáveis ao uso.

Paredes

Se a parede for pintada à base de cal, ao usar o detergente para retirar a mancha, ele leva, também, parte da cor da parede, deixando uma mancha depois.

Carro

Não é um bom aliado na limpeza do carro, podendo gerar manchas e danificar a pintura.

Em suma, fique ligado no impulso para usar o detergente em todas as situações de limpeza. Ele deve ser, na verdade, específico para lavar louças, e para outras coisas não só existem produtos específicos como existe o velho sabão que é “pau pra toda obra”, mesmo, sobretudo, o de coco, também por ser “incolor”.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.