quinta-feira

Como fazer uma pintura com segurança e resultado ‘profissional’

Ao se falar em pintura o primeiro pensamento que nos ocorre é tomar cuidado com as escadas ou andaimes, não é verdade?

Entretanto, um item com o qual devemos ficar muito atentos e tomar as precauções necessárias é com a composição das tintas, cujo risco não se limita apenas ao pintor mais, também, às pessoas próximas.

A tinta mais comum, ou a mais usada em pinturas, sobretudo de paredes, é a ‘a base de água’, bem como aquela a óleo à base de solventes. Ambas possuem ingredientes venenosos e das quais as crianças e animais devem guardar uma boa distância.

Em caso de qualquer acidente, consulte os antídotos gravados nos rótulos das latas e/ou embalagens.

Um ponto a considerar, é fazer um rápido planejamento das áreas a serem pintadas – a sequencia e ritmo – para que o serviço fique bom e sem esforços extras desnecessários tanto na execução como na eventual necessidade de conserto ou reparação.

Outra medida básica inicial é trabalhar com/ou em áreas bem ventiladas, pois, mesmo nas tintas ‘sem cheiro’ o risco é o mesmo, pois exalam vapores imperceptíveis que são igualmente prejudiciais à saúde caso seja inalados.

Logo, uso de uma máscara não configura um luxo, é uma necessidade real de segurança.

As luvas são outros itens essenciais já que as substâncias tóxicas podem se absorvidas pela pele. Se acontecer de “se melar”, lave-se imediatamente.

Outro item de segurança são os óculos de proteção em caso de o local a ser pintado for acima de sua cabeça, sobretudo, já que os agentes químicos contidos na tinta podem respingar e queimar o delicado tecido dos olhos.

Não fume no local ou durante o trabalho, e muito menos faça uso de bebidas alcoólicas, já que a sua combinação com vapores das substancias químicas contidas na tinta podem ser fatais, mesmo!

Certifique-se, também, se os ‘pilotos’ de gás e luz estão devidamente desligados.

Então, parece complicado, não? Mas, não é! A ideia de tomar todas estas precauções é para que você possa usufruir o resultado de seu trabalho junto com sua família sem eventuais dissabores.

Para informações mais detalhadas sobre o ‘como fazer’, clique no link, aqui.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.