domingo

Como fazer para fixar pregos e parafusos com segurança e precisão

Parece simples, não? E, na realidade, é simples. Embora algumas dicas ajudem a garantir mais precisão e segurança no uso o que não deixa de ser uma boa ideia.

Como a melhor forma de pregar e fixar, dicas de como resolver alguns problemas como a ferrugem, a resistência, delicadeza ou fragilidade da superfície onde serão fixados. E por aí vai.
Então vamos aos parafusos.
Se você aplicar um pedaço de sabão na ponta do parafuso será mais fácil introduzi-lo em paredes ou em madeiras duras.

Se os parafusos ficarem presos por causa da ferrugem, aplique sobre eles algumas gotas de querosene ou aguarrás. Aguarde alguns minutos e volte a forçar o parafuso. Outra alternativa é jogar por cima do parafuso emperrado um pouco de refrigerante tipo cola. Após alguns segundos de espera você poderá arrancá-lo sem grandes esforços.

Para retirar parafusos velhos da parede, prenda a cabeça do parafuso com um alicate e pressione-o enquanto gira alternadamente para a direita e para a esquerda.
Agora os pregos.
Antes de bater um prego na parede, mergulhe-o em água fervente. Isso evita que o reboco se quebre. E se o prego estiver ‘meio’ enferrujado, fixará ainda melhor. Se a parede for fraca, proteja o lugar com esparadrapo ou fita adesiva para firmar o reboco.

*Um recurso adicional no caso de a superfície ser dura – seja parede ou madeira – a saída é bater o prego devagar e com firmeza – segurando-o com os dedos até o ponto, para ir sentindo se ele está mesmo firme e não prestes a entortar – com batidas espaçadas, para que ele penetre lentamente e não corra o risco de entortar ou mesmo quebrar a superfície, no caso reboco da parede e assemelhados.

Para enfiar um prego pequeno sem risco de martelar os dedos basta enfiá-lo em um pedaço de cartão e bater o martelo devagar. Assim você poderá segurar o cartão em vez de tentar pegá-lo diretamente com os dedos.

Para evitar a ferrugem, antes de colocar os pregos na parede esfregue-os com uma mistura de óleo lubrificante e pó de grafite (raspa de lápis preto).

Outra ideia adicional para facilitar bater um prego em paredes é fazer um “X” com uma fita crepe no ponto exato em que vai fixá-lo e, mesmo assim, siga, também, as dicas anteriores. Esta dica só é boa se a fita crepe sair facilmente depois e não manchar ‘sua parede’.

Para fixar pregos ou tachas em madeira com mais facilidade e sem o risco de rachá-la, unte-os com óleo, sabão ou parafina e vá bem devagar com o martelo.

Para retirar um prego sem danificar a superfície onde está ‘pregado’, use a ‘unha’ do martelo e apoie o apoie em um pedaço de ripa, ou ‘tira’ de madeira para fazer a “alavanca”, desta forma facilitando o processo e preservando a superfície onde está fixado, evitando ranhuras e escoriações.
Situações comuns.
Para bater um prego ou colocar um parafuso em uma superfície revestida de azulejo, use uma punção, ou um ferro pontiagudo, e, delicadamente, vá abrindo um furo-guia.

No caso do prego até a parede logo abaixo e se parafuso é suficiente romper a superfície vitrificada para que possa alojar a ponta da broca da furadeira.

Lembrando que, o furo-guia deve ser suficiente para alojar a ponta da broca com certa folga, sobretudo no diâmetro e garantir a passagem tranquila da “bucha”.
Proceda com cuidado e a baixa velocidade na furadeira, e com batidas lentas e suaves no caso do prego, como dito acima.*.

Bem, como vê, são algumas dicas que podem facilitar, e muito, o seu trabalho, mesmo que seja bater um simples prego para pendurar um quadro na parede.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.