terça-feira

Como fazer para ‘bem’ envernizar móveis e pisos de madeira

Um grande desafio no uso de verniz é encontrar um produto que, no final, não provoque mudanças significativas na tonalidade original da madeira.

As indústrias do gênero buscam não só produtos mais resistentes, como aqueles que se aproximem da tonalidade das madeiras mais comuns, como o mogno, cerejeira, jacarandá, imbuia, canela e cedro.

Logo, quando for usar, a escolha do produto adequando para o seu caso é o primeiro passo.

Dentre as opções você tem o verniz marítimo que é o mais cristalino, de acabamento brilhante e que, por ser incolor, não altera a tonalidade da madeira. Tem ótima resistência e pode ser utilizado na repintura sobre verniz.

Como segundo opção temos o verniz duplo filtro solar, que é bem mais resistente, e por ter em sua fórmula o aditivo absorvedor de raios ultravioleta, funciona como um filtro solar que protege e embeleza a madeira por mais tempo. Embora possa alterar a sua cor original.

Nos parágrafos seguintes você vai conferir um passo-passo de como melhor utilizar o verniz para ter um resultado melhor e mais duradouro para suas peças.
"Como aplicar o verniz
As ferramentas necessárias para aplicação do verniz são: rolo de espuma, pincel de cerdas macias ou pistola de aplicação, bandeja ou caçamba, aguarrás, lixa para madeira 150 e 220, fita crepe e plástico, jornal ou lona para proteger áreas que não serão pintadas.

Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso.

Prosseguir para a próxima demão diluindo o produto como especificado na embalagem e aguardar o intervalo entre demãos para novamente lixar com lixa 220.

Já para pintar novamente sobre verniz, deve-se lixar com lixa 150, remover partes soltas e o pó, e depois prosseguir para as demãos do produto, respeitando o intervalo de 8 horas entre demãos e as proporções de diluição. Entre uma demão e outra de verniz deve-se lixar com lixa 220 para conseguir melhor acabamento.

Para ambientes internos são recomendadas de 3 a 4 demãos de verniz. Ambientes externos exigem de 4 a 5 demãos. Lembrando que entre uma demão e outra é necessário lixar com lixa 220 para melhor acabamento. O tempo de secagem ao toque é de 4 horas e entre demãos, de 8 horas."

Com informações de revistazap

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.