sexta-feira

Como fazer para sua vida caber nas 24 horas a cada dia

Parece racional ou mecânico demais, não? Mas, um mínimo de método no fazer cotidiano traz ganhos em eficiência/resultado visíveis, aumentando o rendimento e a produtividade, isso além de garantir uma dose bem menor de estresse.

Situação esta que acaba, também, por se refletir de alguma maneira em seu cotidiano pessoal longe do trabalho, com ganhos significativos em qualidade de vida e, por que não? Bem estar.

Estas dicas abaixo são só dicas, mesmo, e não uma camisa de força a qual você deve ‘vestir, se enquadrar. Use sua criatividade sobre elas e otimize o seu dia com uma ‘receita’ pessoal.
"10 dicas para fazer o seu dia caber em 24 horas
  Organize os bastidores. Para ter um bom desempenho na sua atividade, você precisa saber que as ferramentas e informações estão disponíveis, atualizadas, e serão encontradas com facilidade no momento certo.

Pastas, arquivos, gavetas e ferramentas de trabalho devem ser organizadas racionalmente e mantidas em condições de uso.

  Diga mais ‘não’. Diga sim só quando puder ou for necessário, e focalize seus esforços em poder fazê-lo para tudo que lhe agregar valor, e em alcançar uma posição em que você possa escolher melhor as suas respostas.

  Agende direito. Na tentativa de fazer caber mais atividades no dia, muitas pessoas abandonam a perspectiva da efetividade, e acabam agendando o impossível.

Agende-se considerando a realidade: tempo de preparação, deslocamento, providências posteriores e a possibilidade de realizar um serviço com qualidade, além da eficiência e produtividade.

  Simplifique. Ao não definir claramente a razão da busca da produtividade pessoal, você corre o risco de ceder à tentação de agregar novos compromissos e atividades à sua vida, sem considerar se eles realmente aproximam você de suas necessidades e objetivos pessoais, ou se são apenas um ganho ilusório.

  Considere a vida como um todo. Embora nosso dia seja artificialmente dividido em fatias – a hora da faculdade, a hora do trabalho, a hora da janta em família, etc. –, considerá-lo como se fosse realmente dividido em fases estanques aprofunda os problemas que deveríamos evitar.

  Foco e concentração. Muitas vezes nós acabamos criando armadilhas para a nossa própria produtividade, ao rejeitar instrumentos simples, como listas de pendências, contatos e agenda de compromissos.

O planejamento e preparação inadequados causam distrações desnecessárias e difíceis de evitar, porque ocorrem dentro de nós mesmos, sem causa externa que possa ser combatida.

Os métodos baseados em papel e caneta continuam populares.

  Encontre seu próprio caminho. Adotar integralmente algum dos métodos de produtividade pessoal prontos do mercado editorial raramente dura, embora a experiência em si possa ser positiva.

Reconheça a sua situação, e lembre-se sempre que o que você quer não é uma técnica, e sim uma solução para o seu problema específico. Como enfatizamos na introdução, a sua criatividade e dedicação é que podem trazer um “jeito próprio” e eficiente de fazer.

  Saiba a razão do seu interesse em produtividade. É importante saber o que se deseja alcançar com o ganho que a produtividade trará, e aí orientar os esforços na direção certa. E aprofunde a análise: raramente “para poder trabalhar mais”, “para ganhar tempo” ou “para ganhar melhor” são respostas suficientes.

  Não erre o foco. Ganhar produtividade pessoal não deve ser um objetivo, e sim um caminho. Para quem quer ganhar produtividade e eficiência, o fundamental é analisar sua situação, informar-se suficientemente a respeito.

Com informações do efetividade

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.