quarta-feira

Como fazer para conservar melhor os seus móveis com cuidados e atitudes simples


Os móveis hoje, em grande parte, são feitos com madeiras processadas – MDF ou aglomerado – e, aliado a outros fatores ou detalhes da fabricação, não parece terem sido concebidos para durarem muito, logo, vai depender de você, de como os usa para que possam durar mais tempo, bem como não começarem a aparecer com '‘probleminhas’' que dificultam o seu uso.

Estas dicas ou recomendações abaixo parecem pouco usuais, mais podem dar uma vida mais longa e sem percalços pelo caminho aos seus móveis.

O peso é um dos principais aspectos a serem observado na conservação dos móveis. Independente do móvel. Observe se a distribuição do peso está bem equilibrada de maneira que não deixa a tábua – tampo ou prateleira – abaulada com o peso excessivo, o que vai levar ao rompimento ou deslocamento da estrutura.

O manuseio diário dos móveis, como a forma como abre e/ou fecha as portas e gavetas têm tudo a ver com a sua conservação e durabilidade. Elas não foram concebidas para suportarem as batidas bem como as próprias dobradiças que serão danificadas, logo, feche as portas devagar – não se apoie sobre elas – e as gavetas com cuidado.

O local ou a posição que coloca os seus móveis em relação aos sol é, também, um fator importante em sua conservação e que deve se observado. A ideia é impedir a incidência direta do sol. Se não tem alternativa a saída são as cortinas com blecaute.

Outro fator de desgaste é o calor, não só do sol, mas de equipamentos como fornos, fogão, churrasqueiras e coisas do gênero. Logo, deve observar uma boa distância entre eles.

A umidade é outro agente que costuma provocar um efeito radical nos móveis, sobretudo aqueles, como falamos acima, feitos com madeiras processadas, que, na verdade, “não podem ver água”. O ideal é evitar ao máximo o contato direto deles com ela, não importa a forma, se no chão ou sobre ele, inclusive ao fazer a limpeza, quando deve preferir um pano levemente úmido do que molhado ou a água direta.

A limpeza é outro item delicado. O ideal é usar um sabão neutro ou detergente de pia com um pano macio ou uma esponja de limpeza – a parte amarela – evitando o abuso de água. Quanto aos vidros, limite-se a usar um pano molhado, pois ao jogar água pode atingir e afetar a madeira.

Agora, alguns itens a serem observados na conservação direta.

Pelo menos em princípio os móveis já veem de fábrica com um tratamento básico, notadamente na superfície, para melhorar a sua conservação.

Entretanto você pode usar o óleo de peroba, o que lhes garante melhor aparência e proteção contra poeira. Nas partes metálicas, tanto na estrutura como nas dobradiças e puxadores, você pode usar a cera automotiva, ou a vaselina liquida, que lhe dão brilho e até garantem contra a ferrugem.

A vaselina liquida pode, também, ser usada para corrediças e trilhos, facilitando o deslizamento e leveza da peça.

Com informações de Pense Móveis

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações
 
*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.