quinta-feira

Como fazer para escolher – e cuidar – as plantas para dentro de casa

É um ponto interessante e que não recebe a atenção devida, ou nenhuma atenção. Qual a planta que se dá bem dentro de casa, que se desenvolve bem e fica bonita, dando aquele ar, aquela atmosfera, mais natural ao ambiente.

Provavelmente isto, o pouco interesse, ocorre em função de uma onda que acontece com muitas coisas nos dias de hoje. A cultura do descarte. É que, no caso das plantas, as empresas que “mexem” com isso criam plantas super-turbinadas – cheias de químicos, “anabolizantes” – que as deixam superbonitas, no auge da forma, nos mostruários de floras e revendas.

Daí você leva pra casa, curte tudo o que ela pode dar, e, depois… É como vemos muitas vezes pelas ruas da cidade, junto aos sacos de lixo a espera do lixeiro, ela ainda inteira, com um visual “mais ou menos”, e “sem o brilho e beleza de outrora”.

Daí e só trazer outra na próxima vez em que formos à flora ou ao supermercado.

Bom e prático, não? É verdade! Sem ironias.

Tem a vantagem de dispensar todas elucubrações como as que faremos abaixo, além da trabalheira de plantar, cuidar…

Mas, se você gosta de plantas no sentido usual: escolher, plantar, replantar, molhar… Estas coisas todas, e ainda por cima sente prazer nisso, tem umas dicas de como escolher as que se dão melhor em ambientes fechados e com pouca luz, sobretudo.

Todas as plantas precisam de sol, o que não quer dizer sol direto. Tem aquelas da sombra, da meia sombra, e, claro, a grande maioria que prefere sol direto.

Dentre as que pode utilizar em ambientes fechados, à sobra ou meia sombra, destacamos algumas sugestões para você.
 
Folhagens como Filodendro, a Avenca, o Comigo-ninguém-pode, a Jiboia, a Maranta Tricolor, além daquelas com flores, como o Antúrio, o Lírio da Paz, a Clívia, a Ciclame, Violetas, e alguns tipos de palmeiras menores como a Palmeira Rafis e a Areca Bambu, e, temos, ainda, as lindas suculentas.

Elas precisam de luminosidade, mas prescindem da luz direta do sol para se desenvolverem. O solo deve estar sempre úmido, não encharcado – use o recurso do dedo no solo para conferir se está úmido – e utilize algum tipo de forração, cascas de madeira e outras que deve encontrar em floras – sobre o solo, o que ajuda a preservar a umidade.

No mais, é como toda planta. Carinhos e cuidados!

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.