sábado

Como fazer para garantir mais higiene e eficiência ao lavar a louça

Acho que este é um item nas atividades da dona de casa que costuma “pegar” um pouco, porque é uma atividade tão antiga, trivial no cotidiano da casa, sobre a qual pouco se pensou ou elaborou sobre ela, logo, ela é feita naturalmente e, grosso modo, sem critérios de qualquer tipo.

É o tal de lavar vasilhas, como se diz. É, lavar a louça ou outras expressões diferentes para a mesma coisa.

Embora ela seja em si mesma uma atividade de limpeza, de higiene, não é o que sempre acontece em função de alguns pequenos cacoetes ou hábitos arraigados.

É o caso da bucha, por exemplo.

É comum passar a bucha com o sabão ou detergente diretamente sobre o utensílio ou louça suja, enchendo-a de restos de alimentos e detritos de todo tipo, para depois deixá-la lá, em algum canto da pia com um caldo de cultura radical para a proliferação de bactérias – mesmo que seja uma lavaçãozinha rápida – para depois voltar a lavar, e disseminar, bactérias nas próximas.

Observe a bucha depois de lavar toda a louça.

Uma medida simples para evitar isso, é você fazer uma pré-lavagem sob a água da torneira, usando apenas as próprias mãos, e só depois proceder a lavação com a bucha e sabão.

Parece que dá mais trabalho – dois trabalhos – mas, na realidade reduz o trabalho, agiliza o seu trabalho e garante a higiene e a saúde sua e da família.

Terminado o trabalho, a bucha deve ser lavada, se possível deixada um pouco ao sol, e guardada longe do sabão ou da caixinha sobre a pia. Uma alternativa é esterilizá-la no micro-ondas – cubra com papel toalha – ou use a água sanitária.

Mesmo assim, você deve trocar a bucha de sete em sete dias – uma semana. Em função disso, você não precisa comprar nenhuma bucha cara, uma “top de linha”, já que não vai usá-la por muito tempo.

Ao descartar você pode deixá-la para lavar outras coisas na casa que não a louça.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.