quarta-feira

Como fazer a propagação de plantas anuais e hortaliças com facilidade


Embora o sucesso das floras e setores específicos em supermercados, e até shopping centers, continue de vento em popa, ainda tem muita gente que gosta, e prefere, colocar as mãos na massa, digo, na terra, e cuidar de suas próprias plantas e flores, inclusive em sua propagação e desenvolvimento.

Se é a sua praia, ou o seu caso, vai encontrar abaixo um passo a passo de como fazer a propagação de plantes e hortaliças sem dificuldades.

Vejamos!
“1 – Qualquer recipiente pode ser usado como sementeira, desde que tenha pelo menos 15 cm de altura. No caso de caixas de madeira, preencha as frestas com pedriscos. Isso impede que o substrato escape e facilita a drenagem.
2 – O substrato ideal para a semeadura deve conter partes iguais de terra comum de jardim, composto orgânico e areia de construção. Peneire muito bem todas as partes utilizadas.
3 – Em seguida, mexa tudo, com as mãos ou com uma pazinha, até conseguir uma mistura homogênea. Preencha então a sementeira com o substrato formado com a mistura.
4 – Para que a terra preparada fique bem distribuída, passe uma régua nas laterais da sementeira.
5 – Em seguida, amasse (a terra tem de ficar firme e não compacta) com uma tábua ou algo semelhante.
6 – Se as sementes forem pequenas, espalhe-as com a mão, na superfície do substrato.
7 – Já as sementes que se parecem com um pó fino devem ser colocadas em um papel, para depois deixar que caiam distribuídas nas linhas previamente sulcadas.
8 – Se elas forem um pouco maiores, semelhantes a grãos, proceda da seguinte forma: com um lápis, faça furinhos distanciados cerca de 4 ou 5 cm entre si, em linha reta, com a ajuda de uma régua. Os furos devem ter uma profundidade de 3 vezes o diâmetro da semente. Depois é só colocar uma semente em cada um dos furos.
9 – Após a semeadura, distribua uma fina camada do mesmo composto sobre as sementes e, em seguida, molhe o solo, usando um borrifador de água.
10 – Quem não tem estufa pode improvisar uma. Para isso, disponha 2 pedaços de madeira — um de cada lado da caixa. Eles vão servir de suporte para o vidro, que deve ser colocado em cima das ripas, em seguida.
11 – Só então, cubra com uma folha de jornal, papel “craft” ou algo do gênero. É que embora necessitem de calor, as sementes não podem ficar expostas ao excesso de luz.
12 – Uma outra forma de conseguir o efeito de uma estufa é prender dois pedaços de arame na própria terra, cruzando.
13 – Cubra a armação com um plástico e coloque-a em local protegido e com baixa incidência de luz. Feito isso, molhe a sementeira com borrifadas pela manhã e à tarde.
14 – Para ser transplantada, a muda deve estar com 5 ou 6 folhinhas, o que ocorre em cerca de 30 dias. As plantinhas mais frágeis ou danificadas não devem ser aproveitadas.”
Como vê, dicas assim são um grande estímulo para você mesmo cuidar de suas plantas e hortaliças, o que, sabemos nós que gostamos, não chega a ser nenhum trabalho, já que nutrimos grande prazer em fazer e curtir os resultados.

Uma boa ideia para propagar pratica tão prazerosa como se dedicar e cuidar de plantas, seria presentear amigas (os) com mudas e dicas, que possam estimular mais gente a cultivar, não só as plantas, é claro, mas, este habito maravilhoso.

Com informações de plantassonya

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.