sábado

Como fazer para deixar sua casa limpa e cuidada sem suar a ‘camisa’


Morar sozinha (o), ou não, nem sempre é uma opção. Se sozinha, ficamos às voltas com algumas tarefinhas que, a depender de nosso histórico familiar, não faziam parte do “script”, mas, hoje, apesar dos pesares, tem coisas que são mera obrigação... Ou não tem pra onde correr. O que? A limpeza, por exemplo!

É disso que vamos falar abaixo, algumas dicas simples para tornar mais maneiras estas coisa de limpeza, sobretudo se não é lá muito chegada (o). São idéias – como poderia dizer? – adicionais ao que é comum, usual, e que já sabe.

Temos abaixo uma lista de itens, entre aspas, que costuma fazer parte do cotidiano de todo ‘morador pós-moderno’.

Manter um teclado limpinho, por exemplo:

Para o velho pó que costuma se aboletar sobre o dito cujo, você usa o secador de cabelo, e depois use um cotonete embebido em álcool para limpar os espaços entre as teclas.

Veja também:
Fazer a cama:

A melhor pedida é fazer assim que se levantar, enquanto faz suas ‘preces’, por exemplo. Tem uma dica que talvez não se aplique a todo mundo, tipo colocar um pouco de talco entre o colchão e o lençol. Ele promete absorver a umidade, inibir os ácaros e deixar um ‘cheiro bom’. Entre aspas, porque, o cheiro, pode não ser uma boa companhia todas as noites.

Veja também:
 - Como fazer a limpeza e manter higiene do seu colchão
Passando pela sala:

Uma dica simples e, relativamente, fácil/rápida no trato com os móveis, é usar uma luva – já se vende por aí – bem felpuda, ou na ausência um retalho de flanela ou fralda descartada, que retém a poeira e transforma o trabalho em uma “passada de mão”.

Veja também:
 - Como fazer para conservar melhor os seus móveis com cuidados e atitudes simples
Banheiro:

Além do trato normal cotidiano, um jeito bom de limpar os azulejos e as manchas escuras que se formam entre eles, é aplicar vinagre branco nos rejuntes e passe uma bucha depois de, tipo duas horas.

No trato com as torneiras, a ideia é evitar substancias abrasivas que podem ‘fazer mal’ ao metal comprometendo durabilidade e brilho, logo, ‘uma reles’ metade de um limão que você use para esfregar todos os metais, deixe agir por um minuto. É, por um minuto, e enxágue.

Pronto! Tem ‘seus metais’ de volta limpinhos e brilhantes.

Veja também:
Chegamos à cozinha:

Micro-ondas:

Coloque uma colher de chá de vinagre num copo d’água e esquente por cinco minutos. Depois limpe o interior do aparelho com um papel toalha.

Trato na “louça”:

Para a lavação normal, louça & cia, uma idéia básica é dar uma geral usando as mãos só com água para retirar “o grosso”, e só depois parta para segunda fase usando a bucha e sabão de côco, ou detergente caso prefira.

Em caso de panela “queimada” ou manchada, cubra com água e adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Espere uma hora e lave. A mancha sairá fácil. Pelo menos na maioria dos casos. Se não, “respe” de leve com uma peça plástica para não riscar e depois apele para o velho, e eficiente, bombril.

Uma idéia adicional é deixá-la cheia de água enquanto não se dispõe a encará-la, o que vai facilitar as coisas.

Veja também:
 - Como fazer para resolver alguns problemas de limpeza na cozinha
Para dar uma ‘conservada’ em seus armários e garantir ‘saúde’ aos seus conteúdos, deve dar uma geral periódica e na ocasião passe no interior dele um pano embebido em vinagre para inibir e eliminar o mofo e dando um trato em cheiro (mau) eventual.

     – Ideias adicionais para probleminhas simples, mas bem frequentes:
Um tira manhas rápido que dá um trato em manchas de café, vinho, ketchup e outras.

Com um pouco de vinagre branco em uma esponja passe sobre a área afetada, espere cerca de 20 minutos e complete com a velha água de sempre.

Se não for agir na hora, salpique – literalmente – um pouco de sal sobre a superfície afetada que ele costuma absorver bem o “sinistro”. Daí você completa com a dica acima.

E aí, o que achou (da ‘trabalheira’)?

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.