quarta-feira

Como fazer para encontrar a cola mais adequada para seu trabalho

Para quem gosta de “fazer coisas”, bem com reformar, consertar ou ficar inventando coisas – bricolagem, DIY, artesanato – encontrar a cola adequada nem sempre é uma tarefa fácil, já que, com a evolução tecnológica na área temos, praticamente, colas para todos os usos e gostos.

É o que vai ver abaixo. Uma lista para orientá-lo em suas incursões no “como fazer” e conseguir melhores resultados, pelo menos a cola vai fazer a sua parte. Brincadeira!

O primeiro ponto é você observar a diferença entre as colas. Um exemplo é observar que existem colas para cada tipo de material. Por exemplo. Existem colas para materiais porosos e não porosos.

Plásticos, metais, madeiras, concreto, cerâmica, borrachas, etc., cada um tem a cola mais indicada, e adequada, para garantir a firmeza necessária em seu trabalho.

Então vejamos:

- Cola PVA são ideais: para madeira, papel, tecido, cerâmica, couro, biscuit. Como na montagem de móveis, reparos rápidos em artefatos de madeira, laminados plásticos, papel e papelão e por aí vai.

Por serem adesivos aquosos e não terem características tóxicas, são produtos seguros e inofensivos no manuseio.

- Cola Epóxi: para vidro, metal, plástico, cerâmica, borracha, mármore, etc.

- Cola Silicone: para vedar vidros e objetos expostos à umidade. O Silicone líquido Merita é ideal para os mais diversos tipos de trabalhos manuais, tipo papel, espuma, papelão, madeira e outros.

- Cola Celulósica: para vidro, papel, tecido e cerâmica.

- Cola Látex: para borracha e plástico.

- Cola Vinílica: é a mais usada para colar um objeto de madeira que fica dentro de casa, abrigado da umidade. Ela é de cor branca, mas fica transparente depois de secar.

- Cola de Poliuretano: esta já é mais adequada para um objeto que fique exposto ao tempo.

Se sentir alguma dificuldade de identificar algum destes itens na hora da compra, informe-se com um vendedor, pois o “universo” de tipos de cola cresce e confunde.

Algumas idéias adicionais.

Uma ‘formula’ que você mesmo pode fazer, que é uma mistura de cola de silicone com durepox, tipo meio a meio – experimente – dá um ótimo adesivo que funciona bem em muitas situações, como o concreto, por exemplo.

Tem uma ‘novidade’ no mercado que dentre outras qualidades e características como ‘coladora de tudo’ que diz possuir, promete funcionar como solda metálica, de fácil manuseio e que depois de seca adquire dureza e/ou consistência que aceita corte, polimento ou acabamento. É o epóxi poxipol pastoso transparente.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.