sexta-feira

Como fazer para afiar ou amolar facilmente as serras e serrotes

Sabemos que nada é mais desestimulante em um inicio de projeto do que ferramentas inadequadas e/ou em mau estado, sobretudo as serras e serrotes “cegos”.

O que seria um fator de risco para a eficiência e facilidade em seus cortes é eliminado amolando o serrote e serras, mantendo “o fio” em dia, garantindo assim, rapidez, eficiência e facilidade em seus cortes, em seu trabalho.

Par isso, utilize uma lima triangular, ou de 3 quinas — uma de 150 mm para serrotes normais e outras serras grandes e outra de 80 mm a 100 mm para serrotes de costas, que tem os dentes menores e mais delicados.

Em primeiro lugar, fixe o serrote numa prensa, colocando uma peça de madeira — régua — de cada lado, para que aquele fique bem firme e apertado em todo o seu comprimento, deixando livres apenas os dentes, o que facilita seu trabalho.

Partindo do cabo, lime o primeiro dente que se encontre rombudo, mantendo a lima inclinada para frente. Se é um caso de serrote convencional, segure a lima formando um ângulo reto com a lâmina do serrote.
'dentes' dos serrotes

Independente do tipo de serrote, basta seguir a linha dos dentes e apenas trabalhar para afiá-los, evitando um excesso de força que possa danificar o formato original dos dentes ou o seu alinhamento e harmonia com os outros.

Passe a lima de leve até perceber que todo o dente está brilhando – afiado – e vá saltando, limando um sim e o outro não, seguindo a própria configuração de sua inclinação, e ao chegar ao final é só fazer o serviço inverso, limando os outros inclinados em sentido contrário.

Terminada esta parte, vamos agora para o “travamento”. É o processo em que vai recuperar a inclinação original dos dentes, o que garante a facilidade e deslizamento na madeira durante o corte.

Se não tem um alicate de travar ou travadeira à mão, a saída é improvisar. Improviso sim, mas com resultado certo, seguro.

Deite o serrote em uma superfície de madeira plana, e com um prego, tipo 3''x 8, e um martelo comum de unha, vá aplicando uma martelada leve com o prego sobre cada dente alternadamente – seguindo o curso que já esta feito – no mesmo sentido, e ao final é só virar e repetir o processo do outro lado.

Use a observação e a moderação nas marteladas para ter certeza que tudo vai ficar bem alinhado de ambos os lados.

Feito isso, tem o seu serrote amolado e travado, e pronto para a batalha.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.