sábado

Como fazer para dar um trato na cozinha e deixá-la mais prática e fácil

Não é uma ideia que nos ocorra, assim, tão freqüentemente, mas, o que seria uma tarefa para o principio do não, ano novo, pode ser feita a qualquer tempo, já que o efeito é bom e vai dar uma facilitada em seus afazeres tornando tudo mais ágil, graças ao acesso mais fácil e ao estado ótimo dos equipamentos e aparelhos.

É o que vai ver nestas 7 dicas abaixo:
- Cheque o armário de temperos 
Ele fica fora das vistas de todos e só é acessado de vez em quando - por isso, o armário de temperos é a primeira parada na hora de arrumar a cozinha. Verifique o prazo de validade dos produtos e livre-se do que parece velho: tempero que fica guardado muito tempo perde o sabor e pode até fazer mal. O mesmo serve para produtos como fermento, vinagres e condimentos como ketchup e mostarda. 
- Renove o equipamento básico 
Parece piada, mas coisas como tigelas de inox, raladores de queijo e canecas medidoras desaparecem bem na hora de usar. Aproveite o começo do ano para dar aquela boa arejada nos equipamentos básicos de cozinha - e troque aquilo que precisa mesmo ser substituído. 
- Verifique o estado dos eletrodomésticos 
O liquidificador está rateando, a batedeira só funciona em uma velocidade... São coisas que dão nos nervos. E a troca dos eletrodomésticos sempre é adiada por algum motivo, até que um deles simplesmente para de funcionar na hora que você mais precisa dele. 
Aproveite o começo do ano para mandar consertar o que está quebrado ou, se for o caso, investir num eletrodoméstico novo. 
- Hora de afiar as facas 
A faca de cortar carne está tão sem fio que não anda nem cortando manteiga? Boa hora para levar tudo para o afiador - ou aprender a fazer o serviço você mesmo, com uma chaira – veja como fazer, aqui – e uma pedra de afiar. 
- Organize a louça 
Você consegue cozinhar mais rápido se sabe onde está tudo o que precisa - e isso inclui a louça. Tire um momento para arrumar o armário de uma vez e organize pratos, copos e xícaras. Você pode se surpreender com a quantidade de coisa que tem em casa e nem se lembrava mais. 
- Dê um jeito na pia 
Lavar louça pode ser terapêutico ou um pesadelo, mas é uma atividade da qual dificilmente se escapa. Portanto, faça com que a tarefa seja menos caótica: arrume o espaço para evitar que os pratos se acumulem, desentupa a pia, compre um escorredor novo. E, no dia a dia, vá lavando a louça à medida em que usa: assim, não fica aquela montanha para lavar depois de cozinhar. 
- Arrume os livros de culinária 
Todo mundo que gosta de cozinhar acaba fazendo uma coleção de livros de culinária e cadernos com anotações. Aproveite o começo do ano para separar o que você usa e aquilo que só está na cozinha tomando espaço. Se você curte imprimir receitas, vale também organizar enfim a papelada em uma pasta ou caderno só para elas.
Como vê, são situações básicas em que o ideal é que andem nos trinques para que nossas atividades por lá sejam tranqüilas, rápidas e eficientes. Além de prazerosas, é claro!

Com informações de Anna Fagundes/UOL

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.