sexta-feira

Como fazer para aplicar e /ou substituir a massa de vidros das janelas

É uma tarefa que vai ter que ser encarada periodicamente. Esta de refazer o serviço do vidraceiro, já que, com o tempo a massa seca e os vidros tendem a se soltar, com resultados previsíveis quanto à segurança e a entrada de vento e umidade, isso sem contar com o efeito estético nada bom.

Vai precisar de:
- Massa acrílica- Uma espátula- Um formão- Uma torquês- Uma escova
Tanto para a janela de metal como a de madeira, pode ser usada a massa especifica – a massa acrílica – embora no caso de janelas de madeira possa, também, ser usada massa própria, de vidraceiro, à base de óleo de linhaça que encontra no mercado.

A primeira coisa a ser feita, tanto na janela de madeira quanto na de metal é a retirada da massa velha e para isso utilize o formão, ou, a depender do caso, a espátula.

Nas janelas de madeira vai ter que retirar os pequenos pregos usados, enferrujados ou soltos, para fixar o vidro e para isso utilize a torquês.

Feito isso, nos dois casos, use a escova para limpar a área ou retirar os resíduos que ficaram.

Prepare a massa misturando bem até ficar homogênea, macia e bem maleável. Usando as mãos, mesmo, passe uma ‘tira’ de massa no local aonde vai se fixar o vidro. Comprima-o em seguida, recolocando-o em seu lugar.

No caso de janelas de madeira, assim que reassentar o vidro na moldura, reponha os pregos, sem cabeça, nos pontos em que foram retirados.

Em seguida passe a massa na parte externa deixando-a como um ‘corte inclinado’, chanfrado, e, para acabamento, faça o alinhamento com a espátula e em seguida passe um pincel molhado para que possa, com o dedo mesmo, fazer um acabamento, alisamento, final na massa.

Passe a espátula na parte interna, retirando o excesso de massa alinhando-a com a ‘moldura’.

Esta parte final do procedimento – recolocação dos vidros e emassamento – é o mesmo para ambas as janelas, ou seja, tanto as de madeira como as de metal.

Terminado o trabalho, vai ter que esperar cerca de duas semanas para a secagem total antes de partir para a pintura.

    Obs. Este caso seria para a substituição total da massa, com a retirada dos vidros e tudo o mais, entretanto você pode apenas recompor as partes com a massa solta, o que vai ser bem mais simples fácil.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.