sábado

Como fazer para dar um trato em sua memória “fraca”

Este lance de memória, memória fraca a bem da verdade, não é uma coisa tão rara assim. E muito menos estaria sempre associada à idade como muita gente acha ou acredita.

O fato é que ela “pode atacar” em qualquer idade. É isso! Tem alguns fatores que contribuem, e muito, para isso, sem escolher cara ou idade.

Tem ainda a contribuição das modernidades, quando não existe um interesse em se memorizar nada, já que o celular modernóide – que só falta andar – faz tudo e até avisa o dia dos compromissos. E com isso, quem dança é a velha e fiel memória.

Mas, se anda questionando, e preocupado com o desempenho da sua, a sua memória que não anda lá essas coisas..., não custa dar uma olhada nas dicas abaixo para dar um trato nela.
1.   Troque o anel de mão
Relacionar o que você acabou de ver a um objeto ou situação ativa a lembrança. É só ligar um pensamento a outro. Aquela história de amarrar uma fitinha no dedo ou inverter o anel também funciona.
2.   Cultive as amizades
O isolamento social tem efeito indireto na cognição e na memória. Além disso, a solidão é fonte de estresse para o cérebro. Tenha sempre amigos por perto.
3.   Dance
Se mexer de acordo com o ritmo é uma boa opção para exercitar a memória. Movimentos com os quais você não está acostumada a realizar no dia a dia estimulam os circuitos neurais. A novidade desenvolve o aprendizado e as lembranças.
4.   Coloque ordem em casa
Crie uma rotina. Organize-se e guarde as coisas sempre no mesmo lugar. O cérebro aprende, sem você se dar conta, que aquele é o local das chaves ou da escova de cabelo.
5.   Leia
Mergulhar em um livro é um dos melhores exercícios para trabalhar a memória. Mas é importante usar a atenção nessas horas. Escolha o ambiente e o horário mais propício. Desligue a televisão e o computador, e boa leitura.
6.   Relaxe
A maioria das pessoas não consegue se concentrar e prestar atenção em momentos de tensão. Tirar a preocupação da cabeça e relaxar abre espaço para guardar outras informações.
7.   Durma mais
Durante a noite o cérebro se ocupa com o processamento das informações coletadas ao longo do dia. Sete ou oito horas de sono todas as noites são suficientes para que ele filtre e ordene os acontecimentos.
8.   Abrace os sentimentos
Você sabia que as emoções intensificam as memórias, mesmo aquelas mais simples, como onde deixou a caneta? Então, nada de reprimir a vontade de abraçar alguém ou até de chorar quando bater aquela vontade.
9.   Exercite o cérebro
Treinar a cachola aumenta a probabilidade de armazenar informações e impede que elas sejam substituídas por novas memórias. Um bom exemplo é repetir algumas vezes o nome de uma pessoa a quem acabou de ser apresentada.

   10. Medite

A prática melhora diversas funções cognitivas. O ato de esvaziar a mente e refletir sobre um objeto em especial ativa a concentração e por isso tem efeito positivo sobre a memória
.
Com informações de corpoacorpo

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.