segunda-feira

Como fazer para identificar se sua roupa está velha e deve ser descartada


É normal agente manter pelos cantos das gavetas e armários, algumas peças de roupa meio pra escanteio, quando não só somos muito chegados ou quando cismamos que elas não nos caem bem.

''Será que ainda dá para usar essa roupa?''. Com certeza você já deve ter-se feito esta pergunta. É isso, não é tão fácil como parece, sobretudo porque costumam rolar alguns motivos, como poderia dizer? Meio subjetivos ou afetivo-emocionais que nos faz apegar a uma determinada peça.

Mas, constatar que uma roupa esta ‘velha’, não quer dizer que esteja pronta para ser jogada fora. Ela pode se customizada, por exemplo, bem como direcionada a entidades que aceitam roupas usadas tanto para doação em seus serviços assistenciais como para os seus brechós.

Nesta relação abaixo vai encontrar sinais inequívocos que a candidatam senão para os bazares, mas, a depender do caso para reforço na limpeza da casa.

Confira!
1. Roupa apertada, larga ou muito curta
Além das mudanças inevitáveis que ocorrem com o passar dos anos e idade, os nossos hábitos alimentares costumam agir no sentido de tornar grande parte de nossas roupas inusáveis [sic].

É que uma roupa apertada, além de desconfortável lança nossa elegância ‘pro espaço’, e ninguém quer andar por aí se espremendo pra caber em um pano, como se diz.

Logo, a saída e ir fazendo as adaptações, quase substituições,  necessárias.
2. Roupas com partes desgastadas ou com bolinhas
Camisas, sobretudo as mais claras, que estão com colarinhos puídos ou manchados de amarelo, não costumam ter conserto. Logo, por ficarem muito aparentes, elas podem facilmente serem decodificadas como algo, tipo desleixo com o visual.

Outro problema é que, com o tempo, as malhas, lãs e lycras vão formando bolinhas na superfície. O que com o tempo vai ficando bem difícil de retirá-las o que pode indicá-las para o reforço ao estoque do bazar.
4. Estampas desbotadas ou manchadas
Peças coloridas, com padrões e estampas podem sofrer com produtos de lavagem muito fortes, como alvejantes. É bom prevenir fazendo um teste em uma pequena área da peça.

Isso além de se atentar na hora da lavagem para não misturar peças ‘imisturáveis’, ou seja, que gostam de trocar informações durante o processo, ou seja, cores... 
5. Calças jeans rasgadas ou furadas
A moda está sempre aprontando das suas, mas se você não é lá chegado às calças jeans customizadas, ou seja, detonadas, o ideal é ajudar no estoque do bazar.
6. Camiseta esgarçada
Quando a gola, a manga daquelas tipo social, ou a barra da camiseta esgarçam, seja porque foram penduradas de maneira incorreta na hora de secar ou pelo uso constante, é melhor passá-la pra frente.

Uma boa pedida é cortar as mangas e usar dentro de casa, como se diz, já que até para o bazar costumam estar aquém da conservação mínima necessária.
7. Cueca velha
Cuecas sem elástico ou frouxas, é um bom exemplo de peças que não são visíveis, mas que devem ser trocadas quando chegam a este ponto.
8. Cuidado com as gravatas
Se é a sua praia, confira. Lavar e passar gravatas não é tarefa simples, porque elas podem perder a estrutura das dobras facilmente, e muitas delas não aguentam o ferro de passar. Assim, o melhor a fazer é proteger a gravata na hora de comer, pendurá-las ou enrolá-las sem o nó após o uso. 
9. Calçados velhos
Todos nós sabemos que o uso torna os sapatos e tênis mais macios. Porém, quando eles estão muito desgastados e nem o melhor sapateiro tem uma solução para os furos, é hora de praticar o desapego. Tem muitos casos em que o sapateiro anda cobrando mais caro do que a reposição do coitado.
10. Mudança de estilo
Tem lance que não é lá tão comum assim, mas acontece, ou às vezes se faz necessário, ou seja, tem horas em que precisamos mudar o estilo do nosso guarda-roupa, como na passagem da adolescência para a fase adulta, no primeiro emprego ou em uma promoção para um cargo mais importante.

Nessas ocasiões, verifique em seu guarda-roupa aquilo que se enquadra no novo estilo, digamos assim, e parta para aquisição de novas peças.

Fonte de informação: Uol

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.