sexta-feira

Como fazer para lavar, e cuidar, corretamente suas facas de cozinha

A princípio parece uma coisa assim, até sem sentido, não é verdade? Quem não sabe lavar uma faca?

Uma ideia básica no trato com nossas facas de cozinha é lavar logo após o uso, pois à medida que o ‘tempo passa’, ela se torna alvo de bactérias atraídas pelos resíduos do último alimento que a ‘sujou’ e, inadvertidamente, nós podemos passá-las para outro alimento que viermos a cortar com ela.

Outro aspecto é o que chamaríamos de contaminação cruzada. Por exemplo. Se estiver cortando carnes frango ou carne bovina – não seria recomendável usar a mesma faca para cortar folhas ou verduras, sobretudo se vai consumi-las cruas, o que pode contaminá-las. Por isso, lave a faca sempre antes de mudar de alimento.
Leia também: 
- Como fazer um belo cabo de madeira para facas 
- Como fazer para dar um trato na cozinha e deixá-la mais prática e fácil
Um ponto a observar é a “idade” ou estado de conservação’ de suas facas, principalmente os cabos. É que com o tempo o cabo, sobretudo se de madeira, costuma acumular resíduos – inclusive bactérias – no encontro da lamina com o cabo ou mesmo nas laterais do cabo, que costumam passar despercebidos na maioria das vezes em que lavamos. É só passar uma escovinha no local.

Se o cabo é de plástico, ou sintético, – sobretudo se branco – e fica com a cara suja, é só colocar, periodicamente, de molho em uma solução de 3 partes de água e 2 partes de água sanitária/cloro, deixe de molho por pelo menos duas horas, depois se precisar esfregue com uma escovinha e detergente, enxaguar e secar bem.

Outro procedimento que, mesmo em menor dimensão, pode infectá-la, é guardar sem secar, ou seja, guardá-la molhada depois de lavada. Isso, além do risco de vir a enferrujar – a depender do metal em que é constituída – ou mesmo se encher de manchas (provavelmente contaminadas), logo, é uma tarefa rápida, mas bem oportuna, enxugar/secar bem antes de guardar.

Se tiver alguma faca – não inox – e descobri sinais de ferrugem, use limão e esfregue sobre a mancha, mas caso sejam mais resistentes ou profundas, deixe a parte afetada de molho por cerca de 20 minutos em suco de limão e use a parte mais áspera da bucha/esponja para finalizar.

Uma dica adicional. Ao deixar as facas para escorrer depois de lavadas, principalmente se não pretendo secá-las de imediato, ponha-as na vertical e com a ponta virada para baixo, o que facilita a secagem e evita as manchas.

É isso! Sua saúde, e suas facas, agradecem os cuidados.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.