quinta-feira

Como fazer para resolver ‘todos’ os problemas com zíperes


Não é nenhuma novidade. Zíperes se soltam, perdem a capacidade de se fechar, agarram, apresentam problemas nos dentes e outras coisas do gênero.

Coisas como o suor costuma emperrar os zíperes que são pouco usados, pode acontecer isso com pochetes e cintos para corrida que possuam zíperes, o sal do suor se acumula sobre o zíper (pouco usado) e impede o deslizamento adequado dele.

É, também, comum que o zíper engasgue por causa de algum objeto que entrou nele enquanto o fechávamos ou abríamos (linhas, pontas do acabamento ou mesmo pedaços do tecido que o zíper “morde” durante o movimento).

Mas, nestes itens abaixo, vai conferir algumas situações que costumam acontecer e como deve proceder para resolver.
- Como melhorar o deslizamento
O zíper deve abrir e fechar macio com o cursor deslizando suavemente. Se houver dificuldade com o movimento, ao cursor deve ser aplicada a parafina ou ‘spray’ lubrificante nos ‘dentes’ para diminuir o atrito entre os dentes. Com o movimento a diferença ai ser percebida.
- Como fechar bolsas e malas cheias
Fechar bolsas e malas super cheias sempre acaba sobrecarregando o zíper, com possibilidade de danificar ou deslocar os ‘dentes’. O zíper deve ser fechado sempre aproximando bem os dois lados e permitir que o cursor se movimente se esforço.
- Obstáculos no manuseio do cursor
O movimento do zíper pode ter obstáculos conforme aplicação. Linhas ou mesmo as bordas laterais de roupas podem dificultar o movimento de abrir e fechar e forçar o cursor. Ao sentir o enrosco do cursor, volte-o lentamente, remova o obstáculo (linha, roupas, bordas, etc.) e feche vagarosamente.
- Vestir ou despir uma roupa
Ao vestir ou despir uma roupa (saia, calça, vestido) o zíper deve estar totalmente aberto. Ao vestir, antes de começar a movimentar o zíper, a roupa deve se abotoada ou enganchada para evitar esgarçando os dentes e nos terminais do zíper. Um zíper semi-aberto pode ser danificado com pouco esforço.
- Atenção ao passar ferro elétrico
Assim como os tecidos, os zíperes também têm temperatura máxima permitida para manter sempre bonito e durável. Esta temperatura é relacionada à matéria-prima utilizada, diferente pra cada tipo de zíper. Ao passar o ferro o zíper deve ser totalmente fechado, os puxadores deitados e forrados com pano por cima para melhor conservação.
- Lavagem de roupas
Antes de lavar a roupa o zíper deve ser totalmente fechado e o cursor travado (deitado). Zíper aberto ou cursor com pino de trava exposto pode danificar a roupa por atrito ou por esforços de torção.

Atenção para detergentes alcalinos fortes e alvejantes clorados que podem destruir o zíper. Após a lavagem se o deslizamento não for macio, passe parafina ou ‘spray’ lubrificante nos ‘dentes’.

Como vê, não custa ficar de olho e preservar-se de um contratempo tão inoportuno como estes.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.