quarta-feira

Como fazer um belo cabo de madeira para facas

Fazer um cabo para facas parece um perda de tempo, sobretudo diante de tantas facas à venda e muitas à preço de bananas (quando bananas podiam se usadas como referencia de coisa bem barata), mas, não há porque jogar uma faca fora porque o seu cabo quebrou, e o processo pode ser uma boa diversão.

Você pode, também, pegar e fazer uma obra de “arte de cutelaria” em cima dela, fazendo uma bela faca. Daí é só providenciar a bainha*, também, bem elaborada, e o serviço está pronto.

Vejamos. Vai precisar:
- Faca sem cabo 
- Fita adesiva de pintura 
- Lixas 
- Sargentos  
- Retângulos de madeira de 6 mm de espessura** 
- Lápis 
Cubra toda a lâmina – a parte do corte, mesmo cega – com a fita adesiva, dando varias voltas – proteja bem a ponta – para se certificar que não vai provocar um acidente – corte – durante o manuseio.

Ponha o cabo sobre o pedaço de madeira já previamente cortado no tamanho menor que achar conveniente para manusear, e trace o perfil nos dois pedaços, cada um no lado adequado.

Feito o molde – faça um traçado harmonioso, bonito, sobretudo se faz uma peça de “arte de cutelaria” – pegue a serra tico-tico e corte seguindo o traçado que estabeleceu, mas deixando uma folga para dar um acabamento final para ajustar e lixar.

Feito o corte, prenda as peças bem justas na faca usando um “sargento” (braçadeiras), escolha a broca adequada ao furo da faca e faça os furos – geralmente dois – por onde vai passar os pinos ou rebites (você encontra no mercado ou na internet).

Você pode fazer os furos de cada lado separadamente. Pode ficar mais fácil.

Esprema a cola epóxi em um copinho, mexa/misture com um pauzinho. Em seguida espalhe uma fina camada sobre um dos lados do cabo da lâmina e pressione a peça de madeira adequada. Repita o processo do outro lado. Limpe qualquer excesso usando um retalho de pano macio.

Em seguida, sem perda de tempo, passe os dois pinos/rebites através dos buracos – madeira e lâmina – prenda firmemente o conjunto com os ‘sargentos’ e aguarde 48 horas.

Ao final deste tempo, retire os ‘sargentos’ lixe o cabo, primeiramente com uma lixa grossa, o que facilita moldar, arredonde os cantos e tornando não só confortável ao toque/uso, mas, também, bonito.

Terminada está parte, de moldar, use a lixa fina para dar o acabamento final e retire todo pó com um pedaço de pano macio.

Em seguida passe um gel condicionador para madeira usando um pedaço de pano macio, que será absorvido pela madeira. Repita o procedimento diariamente por 3 dias, certificando-se que a camada anterior tenha sido absorvida/seca.

*Neste link, aqui, em um fórum de cutelaria, vai conferir um passo a passo de como construir uma bainha, quando você pode até simplificar o processo, caso sua faca seja mais fina, mais simples e não vai precisar de tudo aquilo. Os furos para a costura, por exemplo, pode muito bem ser feitos à mão.

**O ideal, sobretudo se vai fazer uma “obra de arte de cutelaria”, é que a madeira seja uma “madeira dura”. Evite madeiras tipo pinho, pínus e outras “madeiras brancas” e moles, pois são muito frágeis e absorvem umidade.

Pronto!

Eis a sua “faca nova”, seja ela a tal “obra de arte de cutelaria” ou mesmo uma auxiliar em sua cozinha.

Com informações de eHow

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.