domingo

Como fazer para dar um trato, sério, na higiene em seu cotidiano em casa


Este lance de higiene no cotidiano é mais uma questão de ‘educação/bronca’ doméstica desde a mais tenra idade, que se torna um hábito não de todo consciente, do que outra fonte de informação qualquer.

Já que o hábito não se adquire de uma hora para outra, assim mesmo partindo do pressuposto que queiramos isso, a higiene não é bem a via de regra do que vemos por aí.

Muito ao contrário, o que vemos não é lá um primor de higiene. Ainda bem que o sistema imunológico de todo mundo funciona muito bem, mesmo!

Nesta relação abaixo vai conferir alguns locais – figurinhas carimbadas do cotidiano em casa – que tem tudo a ver com a necessidade de um mínimo de reflexão e ‘mais’ cuidado.

          Lembrete: O ideal é ‘iniciar’ as crianças neste hábito saudável, a higiene, o mais cedo possível, pois a coisa pega e fica para a vida toda.

       “9 coisas em sua casa que são mais sujas do que o assento da privada
 .
Quando você pensa no lugar mais sujo da sua casa, geralmente a privada vem à sua mente, certo? No entanto, você estaria melhor comendo na tampa da privada do que num prato lavado com sua esponja de cozinha.

Nós identificamos nove lugares que provavelmente têm mais bactérias do que sua privada. Descubra!

Pia de cozinha

Apesar de ter contato regular com água e sabão, sua pia da cozinha provavelmente tem mais bactérias do que sua privada. Isso ocorre porque ela também entra em contato frequente com alimentos. Há mais de 500.000 bactérias por polegada, apenas no ralo. 

Plano de ação: limpe sua pia com água quente e sabão ao menos duas vezes por semana e sempre remova quaisquer restos de comida.

Esponja de cozinha

Sempre molhada e muitas vezes com restos de alimentos, essa desagradável fábrica de germes pode ser 200.000 vezes mais suja do que sua privada. 

Plano de ação: embora existam várias maneiras de limpar sua esponja encardida (máquina de lavar louça, micro-ondas, etc), o caminho mais fácil é substituí-la regularmente.

Roupas sujas e máquina de lavar

O que você faz enquanto espera sua máquina de lavar fazer seu trabalho? Lê um livro? Assiste um filme? Tira uma soneca? Se você deixa suas roupas por mais de 30 minutos na máquina, pode lavar tudo de novo. Muitas vezes a água usada para lavar roupa não é quente o suficiente para matar as bactérias. Além disso, todos sabemos que as bactérias se desenvolvem em locais úmidos, tornando suas roupas na lavadora uma presa perfeita. 

Plano de ação: use um timer para acompanhar os ciclos da lavagem e saber quando tirar a roupa e deixe sua máquina de lavar seca e aberta. Se você tem uma máquina que abre pela frente, a borracha da porta pode ser um ninho de bactérias. Limpe-a com frequência.

Banheira

Pode ser difícil acreditar que o lugar que você usa para se lavar é um dos mais sujos da casa. Os germes que você está tirando do seu corpo podem se multiplicar no ambiente úmido da banheira. De acordo com o Today, banheiras têm mais de 155 milhões de bactérias por metro quadrado. Em um estudo realizado pela NSF, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve normas de saúde pública, 28% das banheiras (contra apenas 6% das latas de lixo) têm bactérias estafilococos, que podem causar lesões de pele e infecções do trato urinário. 

Plano de ação: mantenha os germes longe desinfetando sua banheira uma vez por semana.

Tapetes

Seu tapete felpudo esconde colônias de bactérias. De E. Coli até salmonela e estafilococos, essas bactérias se alimentam das 1.5 milhões de células mortas que sua pele libera a cada hora, para não mencionar as partículas de alimento que caem sobre ele, bem como pólen e pelos de animais. O aspirador limpa a superfície do seu tapete, mas muitas vezes não alcança as quase 310 milhões de bactérias por metro quadrado que habitam seu carpete. Essa quantidade de bactérias torna seu carpete 4,000 vezes mais sujo do que sua privada. 

Plano de ação: limpe seus tapetes com vapor a cada um ano e meio.

Cafeteira

Há mais do que café quentinho esperando por você na cafeteira. Um estudo realizado pela National Science Foundation descobriu que uma em cada dez cafeteiras contêm coliformes (que, em doses contínuas, podem deixar seres humanos doentes). O reservatório de água da cafeteira também pode conter tantas bactérias quanto a porta do banheiro e sua privada. 

Plano de ação: remova a borra de café a cada utilização e lave o cesto do filtro para remover as bactérias. Lave a cesta, jarra, tampa e filtro. Uma vez por mês, limpe sua cafeteira com uma solução de vinagre e água.

Escova de dentes

Sempre que você dá descarga, a privada pulveriza o banheiro com uma névoa que tem um alcance de até dez metros. Se sua escova de dentes estiver exposta, certamente será contaminada, o que também se aplica à toalhas, maquiagem e muito mais. De acordo com a NSF, a escova de dentes contem vestígios de material fecal. Escovas de madeira são ainda mais afetadas do que as de cerâmica, aço inoxidável ou plástico, que são muito mais fáceis de desinfetar.

Plano de ação: feche a tampa da privada antes de dar descarga e coloque sua escova de dentes na lavadora de louças duas vezes por semana.

Tábuas de corte

De acordo com o Dr. Charles Gerba, “Na maioria dos casos, é mais seguro fazer uma salada em uma privada do que sobre uma tábua de corte”. Eca. Segundo ele, uma tábua tem 200 vezes mais bactérias provenientes da carne, do que uma privada. 

Plano de ação: tenha tábuas de cortar separadas por função, uma para carne e outra para legumes. O objetivo aqui é evitar a contaminação cruzada. Além disso, limpe suas tábuas com desinfetante.

Puxadores de geladeira

Essa é uma das áreas da casa que são manuseadas por várias pessoas, então não é de se admirar que esteja cheia de bactérias. Na verdade, há quase cinco vezes mais bactérias em um puxador de geladeira do que em uma privada. 

Plano de ação: Use um produto de limpeza antibacteriano diariamente.


Como pode ver, é uma boa oportunidade para refletir e fazer algo para minimizar as chances de que surja algum problema na família associado a esse quadro. Isto é, caso isto aí se aplique a sua casa e cotidiano.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.