terça-feira

Como fazer para saber se o ovo não está estragado


Hoje em dia, quando os ovos são comprados já embalados nos supermercados e quitandas, e no ponto para o consumo – em vez de serem coletados no próprio quintal ou na feirinha perto de casa – um conhecimento deste ou dica assim pode parecer irrelevante.

A ideia é que, pelo menos em tese, os ovos seriam ‘novos’, mas nem sempre é o que acontece, inclusive porque algum que fique meio esquecido no canto pode provocar uma surpresa quando aberto.

Logo, um conhecimento antigo, mas ainda muito útil é oportuno. Ou seja, como saber ou se certificar se o ovo está mesmo ‘comível’, ainda mais quando se tem o hábito de consumi-lo cozido.

É o que vai conferir abaixo.
    - Mergulhe cuidadosamente o ovo em um copo grande de água fria. A água deverá conter mais de 2 vezes a altura total do ovo. Com o passar do tempo, a percentagem de ar dentro do ovo vai aumentando, assim, um ovo estragado mantém-se à superfície quando mergulhado em água.
Um ovo fresco deve bater no fundo do recipiente deitado na horizontal. Se o ovo flutuar significa que não está bom para comer.
    - Se não tiver nenhum recipiente à mão pode também agitar o ovo levemente junto ao ouvido. Um ovo fresco não deve produzir qualquer som quando agitado, pois a quantidade de ar no seu interior é mínima.
Quanto maior o ruído produzido pela agitação do líquido, mais antigo será o ovo e maior a probabilidade de estar estragado e impróprio para o consumo.
É isso! Agora vai pode evitar o desprazer de ‘topar’ com um ‘ovo podre’, exatamente na hora em que vai usá-lo.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.