quarta-feira

Como fazer um pequeno ‘tamborete’ rústico e prático

Como pode ver, a imagem fala por si mesma. É um banquinho rústico, vulgo tamborete, que pode ser muito útil nas lides domesticas e até mesmo como objeto e/ou detalhe na decoração.

O diferencial é que o tampo/assento tem a forma de um ‘D’. Ele seria uma réplica de um banquinho de origem bem antiga, um banco viking. É isso! É o que dizem as pesquisas arqueológicas.

Para fazer um assim, basta um retalho de madeira, mesmo usando alguma peça para reutilização e mãos à obra. Na imagem é de pinus, mas é só um detalhe e você pode usar a madeira que achar mais conveniente e à mão, já que é pouca madeira utilizada.

Leia também:
Como fazer um banco rústico de madeira 
Como fazer um banquinho de madeira super prático e muito útil. Confira! 
Como fazer para usar corretamente a lixa para madeira em seus trabalhos 
Como fazer uma cadeira simples e prática para uso externo 
Como fazer para transformar duas cadeiras velhas em um móvel novo
Na sequência de imagens dá para perceber que é bem simples, e fácil de fazer um.
Dá para ver que é uma tábua mais grossa, o que é essencial para fixar bem as pernas e garantir a firmeza e segurança. Algo em torno de 3,5 a 4,0 cm. E da mesma peça podem sair as pernas.

Vai precisar basicamente de:
- Serrote e/ou serra tico-tico para facilitar o corte em curva; 
- Furadeira com uma broca chata de 25 mm (avalie a partir das dimensões - espessura de sua madeira e do pé); 
- Formão para fazer a cunha; 
- Lixa para acabamento;- Lápis para marcações; 
- Régua ou trena; 
- Esquadro para conferir a montagem e acabamento.
Começando, é medir a madeira com largura de 30 cm de largura por 25 cm de profundidade.

Os pés devem ter em média 35 cm de altura (é uma altura meio que ‘padrão’, mas escolha a que achar mais conveniente) e um diâmetro de 3,5 cm x 3.5 cm (ou 4.0 cm). (Imagem 2)
Imagem 2
Na extremidade de encaixe dos pés no assento, redonda, o diâmetro deve se equivalente ao da broca chata – 25 mm, ou 30 mm caso avalie que fica melhor – com a parte de encaixe com um pouco de sobra acima do assento.
Imagem 3
Pela imagem dá para perceber que o furo no assento deve ser levemente inclinado para dentro – observe a mesma inclinação para os três furos, para que ele tenha maior estabilidade. Faça uma adaptação na outra extremidade depois para dar equilibro.

      Obs. No ‘arredondamento’ do encaixe do assento, deixe no limite a madeira em seu esquadro normal, quadrado, (como pode ver na imagem 3) para que o assento se apoie e aumente a estabilidade. Daí é só ‘suavizar’, arredondando, até a base.
Imagem 4
Na parte superior, e que vai sair um pouco acima do tampo, faça um corte com o serrote com profundidade equivalente à espessura da tabua, para que possa introduzir uma pequena cunha que vai garantir a fixação – além da cola – e só depois você acerta no nível do assento. (imagem 4)

Feito os cortes, e furos, é hora da montagem.

Terminada a montagem, é só dar um trato de lixa e, se for o caso, verniz ou tinta à seu gosto.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.