quinta-feira

Como fazer para limpar, cuidar e garantir a eficiência e segurança do seu computador

O computador é uma figurinha básica que está em uso todo tempo e precisa de uma ‘faxinazinha’ periódica, pois, sobretudo se o seu teclado é preto, o visual de sujeira não é de bom tom, diria o vulgo.

Abra sobre uma mesa uma folha de jornal e retire o teclado, desconecte, e sacuda com as teclas viradas para baixo para retirar os resíduos maiores. Se tiver algum mais resistente, use uma escova, tipo de roupa ou sapato (limpa), de cerdas ou pelos finos e macios e depois dê uma geral final com o aspirador de pó.

Manchas podem ser eliminadas com um pedaço de flanela úmida e se menos acessível, use um cotonete.

O mesmo pode ser feito com o mouse. Um pano úmido e se necessário a escova nas junções da peça caso estejam com sujeiras retidas e visíveis.

Veja também:
- Como fazer para garantir qualidade do serviço e da vida útil de seu computador 
- Como fazer de um pendrive um kit de salvação do seu PC 
- Como fazer para usar corretamente Notebooks em casa
Outro aspecto que deve considerar em seu PC e a “faxina interna”, ou seja, o ‘lixo’ que vai se acumulando e ‘pesando’ o que contribui para deixá-lo cada vez mais lento.

São arquivos duplicados – textos e imagens – já descartados, pelo menos teoricamente, programas que não usa, entradas inválidas, veja aqui.

É o caso, também, de alguns penduricalhos que podem ter pego carona na esteira de outros downloads e de programas que andou instalando, até mesmo alguns “espiões”. Daí a necessidade de rodar o antivírus periodicamente. Deixe-o rodando quando for se ausentar do PC por algum tempo.

Uma ideia adicional que, também, tem a ver com segurança, é manter o hábito de salvar os arquivos que considera importantes, fazendo backup em mídias externas tipo DVD, HD externo ou Pen Drives.

Pois, caso ocorra algum problema com o PC você pode perder tudo. É o caso, por exemplo, de, em sua ausência, um problema na rede elétrica durante uma chuva mais forte, que faça a luz ‘piscar’ mais longamente e ao voltar dar “uma fritada” em seu equipamento.

Daí a ‘faxina’ vai ser geral.

Como vê, é um conjunto de ações simples, que vão garantir o bom funcionamento, desempenho e segurança de seu equipamento.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.