segunda-feira

Como fazer para conhecer – e escolher – a cola adequada para seu trabalho

Nem sempre sabemos qual a cola exata ou a que melhor se aplica a um trabalho que estamos fazendo, tamanha variedade, e propriedades, que se encontram disponíveis no mercado.

Muitas vezes quando seguimos alguma dica de elaboração ou construção de alguma coisa ou objeto de nosso interesse, já vem especificando o tipo de cola mais indicada, mas, infelizmente nem sempre acontece, ou estamos simplesmente ‘inventando’ a tal coisa e/ou objeto.

Algumas delas funcionam como um “cola tudo” e outras são mais especificas, a depender do material que vai ser colado, se poroso ou não poroso, ou ‘liso’.

Entretanto, deve observar que independente das especificações das colas – suas propriedades e características – sempre faça um teste em uma amostra antes de aplicar na peça definitiva. Algumas colas possuem solventes que reagem com alguns materiais e podem estragar seu trabalho.

Lembre-se que a cola deve ser espalhada uniformemente sobre toda a superfície, o garante uma melhor atração/adesão pelo material a ser colado.
É fundamental, também, que o local onde a cola vai ser usada esteja isento de sujeiras como poeira, óleos, água.

Vejamos:
- Cola Branca (PVA – Acetato de Polivinil) - À base de água, é a mais segura e inofensiva das colas. 
Cola materiais porosos que absorvam água como papel, madeira, couro, tecido, etc. Possui flexibilidade e transparência quando seca, mas não é resistente à água. (Secagem de 30 minutos à 1 hora e de cura: 18 a 24 horas) 
- Cola Amarela (Resina alifática ou Cola de marceneiro)- Líquido de coloração amarelada semelhante à cola branca. Difere-se por ser mais resistente ao calor e à água. (Secagem em 30 minutos e cura de 12 a 18 horas) 
- Cola de Contato (Cola de sapateiro)- Adesivo à base de borracha que permanece flexível após a secagem. Pode ser usado em papel, couro, tecido, borracha, metal, vidro e alguns plásticos. 
Sua aplicação é feita em ambas as peças e depois de seca é feita a junção das partes. (Secagem em 1 hora e cura em 5 horas). 
- Cola quente - Cola em forma de bastão aplicada com pistola com fonte elétrica. Possui secagem rápida e é recomendada para materiais porosos. Muito prática para reparos rápidos, mas deixa certo volume. (Secagem em 10 a 45 segundos e cura em 24 horas) 
- Cianoacrilatos (Cola instantânea)- Cola aquosa de secagem rápida. Reage com a umidade microscópica encontrada em qualquer superfície. Possui uma liga muito forte e é recomendada para uso em materiais como o metal, cerâmica, vidro, alguns plásticos e borracha. Não é recomendável a aplicação em superfícies flexíveis por formar uma camada rígida ao secar. 
Observação: Cola quase tudo e muito rápido. Tome cuidado. Em caso de colar os dedos, utilize acetona. (Secagem em alguns segundos e cura em 1 a 2 dias) 
- Cola ou Selante de Silicone- Forma uma liga forte e muito resistente à água e a altas e baixas temperaturas e permanece flexível após a secagem. É recomendada para o uso em metal, vidro, fibra de vidro, borracha, madeira, tecidos, alguns plásticos e cerâmica. (Secagem em 4 horas e cura em 24 horas) 
- Adesivo epóxi- Adesivo composto de dois tubos, um com resina epóxi e outro com o catalisador que devem ser bem misturados na hora do uso. É muito forte, durável e resistente à água. Possui uma textura pegajosa que cola materiais porosos e não-porosos como metal, madeira, vidro, plástico, borracha, etc. 
Observação: Possui substâncias tóxicas que podem causar irritação nos olhos e pele. (Secagem em 12 horas e cura em 2 dias). 
- Cola plástica ou Solvente- Cola espessa e pegajosa que age no material dissolvendo para unir as partes. É resistente e à prova d’água podendo ser usada para colar lonas e vinil. 
Possui cheiro forte e não deve ser utilizada em ambiente fechado.Observação: Cuidado ao aplicar em alguns plásticos. (Secagem em 10 minutos e cura em 24 horas). 
- Cola isopor COLA EPS (ISOPOR) é um adesivo multiuso de alto desempenho, desenvolvido para aderir (juntar, unir) o EPS (isopor) sobre qualquer substrato, sem a necessidade de qualquer outro artifício. 
Depois de curado (seco) possui uma alta força de adesão e flexibilidade, que evita o rompimento das peças unidas, inclusive rachaduras. Não se trata de cola de contato, portanto é de fácil manuseio, também não escorre podendo ser pintado após seco. 
Ideal para construção de câmaras frias, isolamentos termo-acústico, proteção térmicas, outros… Dificilmente você encontrará no mercado um adesivo com tal poder. (Secagem em 2 minutos e cura em 2 horas)
Vejamos algumas mais comuns:
- Cola Celulósica: para vidro, papel, tecido, cerâmica. 
- Cola Látex: para borracha e plástico. 
- Cola Vinílica: é a mais usada para colar um objeto de madeira que fica dentro de casa, abrigado da umidade. Ela é de cor branca, mas fica transparente depois de secar. 
- Cola de Poliuretano: esta já é mais adequada para um objeto que fique exposto ao tempo.
Siga as regras.

Leia as instruções contidas na embalagem, pois quem fabricou sabe melhor o que está ‘dizendo’, mas, veja estas regrinhas básicas:

Não cole se as partes a serem coladas não estiverem secas e sem resíduos de graxa (material oleoso) ou poeira.

Observe a temperatura do ambiente, se está muito úmido ou muito frio. O ideal é algo entre 15 e 25 graus.

Siga criteriosamente as normas de segurança especificadas nas embalagens e lembre-se que a maioria das colas é inflamável, sendo que algumas são tóxicas e podem irritar a pele e os olhos, logo, trabalhe sempre em lugar ventilado e longe do fogo.

     *Cura ou tempo de cura é a expressão utilizado para definir o tempo pós-secagem, onde os adesivos consolidam suas capacidades máximas de aderência e resistência.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.