sábado

Como fazer para decorar uma bandeja com mosaico de casca de ovo

É uma ideia simples, com poucos recursos, mas que tem um efeito ou resultado final – como pode ver na imagem acima – muito bom.

Embora sejam feitas especificações de uso, sobretudo, quanto a cores, fica inteiramente a seu critério estas opções ou escolhas.

Inclusive você pode até se aventurar – faça um teste antes de colar – em fazer algum tipo de decoração ou imagens usando as cascas de ovo, que não precisam ser só brancas, o que pode dar-lhe um efeito interessante e diferenciado.

Vai precisar de:
- Uma bandeja de madeira – que pode comprar pronta, 
- Lixas de granulação variada. Veja aqui, 
- Cola comum de qualidade, 
- Cascas de ovos, 
- Tinta PVA, 
- Selador para madeira, 
- Termolina leitosa, 
- Pasta metálica*, no caso dourada, que deve encontrar nas casas do ramo, 
- Pincel chato e largo,
Lixe a bandeja para deixá-la com a textura, “macia e fina”, veja aqui. Terminada esta fase, limpe bem com um pano para retirar todo o pó do lixamento.

Aplique um selador e deixe secar bem. Se surgir alguma imperfeição na superfície da madeira, elimine com uma lixa fina, e a depender da área afetada, passe nova demão do selador e deixe secar.

Usando tinta PVA dê duas demãos, com intervalo e secagem entre ambas, usando um pincel chato e largo.

Lave as cascas de ovo e deixe-as secar bem antes de partir para quebrá-las em pedaços menores, a não ser que, como falamos acima, que deve seguir um critério seu na montagem ou mesmo na formação de imagens, pode ser que seja necessário ir quebrando as cascas à medida que vai usando.

Pronta a bandeja, vá passando a cola na superfície interna da bandeja e fazendo a montagem do revestimento com as cascas de ovo.

Use algo pontiagudo para fazer o deslocamento e arrumação das cascas de ovo seguindo o critério que achar melhor.

Pronto o ‘arranjo’ com as cascas, é só deixar secar e passar uma demão de termolina leitosa, que é um verniz impermeabilizante, sem brilho, que vai lhe possibilitar usar e limpar a sua bandeja com mais tranquilidade e sem comprometer a sua “obra de arte.”

   * Esta opção é se quiser dar um toque diferenciado ao trabalho – que não precisa se assim – pois pode fazer de outra maneira e cor ou mesmo deixar normalmente a cor geral da bandeja.

   Obs. Uma ideia para dar o toque final é você cortar quatro rodinhas de feltro e colar nos cantos, a título de ‘pés’, para a sua bandeja, o que vai evitar que venha a riscar superfícies em que vier a colocá-la, além de compor bem com ela.

Com informações de viladoartesão

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.