sexta-feira

Como fazer para garantir a beleza e longevidade de seus móveis de madeira

Já não se fazem mais móveis como antigamente, diriam alguns. É, os moveis de madeira maciça, provavelmente em função de seus preços, não são mais tão comuns assim como no passado.

Hoje, algumas novas tecnologias têm feito um uso – como poderia dizer – mais econômico da madeira, utilizando subprodutos destas madeiras e fazendo móveis mais acessíveis. Há controvérsias!

Embora sejam mais frágeis, caso se obedeça ou siga algumas regrinhas básicas, eles podem muito bem ter uma vida longa e em bom estado.

Estas regras são indicadas para os moveis de madeira de lei, como se diz, pois embora mais resistentes, sem os devidos cuidados eles se deterioram e perdem, sobretudo, em aparência e beleza, senão funcionalidade.
Veja também: 
Como fazer reparos ou pequenos consertos em móveis de madeira 
Como fazer reparos ou pequenos consertos em seus móveis compensados
Como fazer para conservar os seus móveis e mantê-los firmes e bonitos (1º)
Os demais móveis de aglomerado, compensado, mdfs outros, também se beneficiam com algumas destas medidas, já que são bem mais frágeis e terão uma vida mais prolongada com funcionalidade e beleza.
Então vejamos:
- Evite o sol direto. Além de comprometer a cor dando-lhe uma ‘cara’ envelhecida, pode comprometer a madeira maciça com ressecamento e desgaste progressivo, ou a estrutura dos demais, como colagem e montagem. Use as cortinas.

- Nunca coloque objetos – tipo panelas e outros utensílios – quentes sobre eles, use tecido ou descansos específicos para evitar o contato direto.

- Quanto a produtos de limpeza, limite-se à dupla água – pano úmido, bem entendido – e sabão neutro, de preferência, e certifique-se de ter secado inteiramente depois.

- Evite o contato direto com a água. Ela pode penetrar nas fibras e “inchar” a madeira e comprometer-­lhe a estrutura. O que pode, também, ter um efeito rápido e radical sobre a estrutura dos demais.

- Mantenha-os a uma distancia segura da parede, tipo uns 10 cm para garantir a circulação de ar e evitar umidade e mofo.

- Avalie o peso e evite colocar sobrepeso sobre os móveis em situação superior a sua estabilidade e segurança.

- Para a limpeza diária contra poeira, por exemplo, use apenas as flanelas, pois eles limpam sem correr o rico de aranhar a superfície envernizada da madeira.

- Não arraste os seus móveis sob qualquer pretexto. Seja ele de madeira maciça ou não, pois isso pode comprometê-lo como um todo – descolar – bem como afetar a estrutura geral e equilíbrio. Se for muito grande, tipo um guarda-roupas, por exemplo, o recomendável é desmontá-lo e levar por partes.

- Móveis de jardim, mesmo aqueles próprios para isso, caso venham a ficar em contato direto com a terra, devem ser protegidos da umidade, recebendo verniz específico para isso.

- Caso encontre algum foco de cupim – aquela ‘areinha’ característica – trate de dar um fim nos inquilinos. Veja aqui como fazer isso de forma mais natural e caseira.

- Faça a manutenção periódica de ‘ferragens’, leia-se fechaduras e dobradiças, com um pouco de “óleo de máquina”, pois mantém a mobilidade e protege contra a ferrugem.

- Outro ponto fundamental é dar uma geral periódica – a cada 15 dias, por exemplo, com um óleo sobre toda a superfície externa do móvel – como o famoso “Óleo de Peroba” – o que garante a conservação da madeira, bem como dá-lhe um brilho suave de ‘coisa nova’.

Como viu são medidas simples e elementares para ter seus móveis em bom estado, ‘pra sempre’.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.