terça-feira

Como fazer para reinstalar um cabo de madeira em um martelo

Um martelo não chega a ser uma figurinha carimbada, ou seja, não é lá uma ferramenta tão utilizada assim, mas é bem mais fácil encontrá-lo nas residências hoje do que outra ferramenta qualquer.

Se ele costuma ser usado com alguma regularidade não raro pode apresentar problemas com o cabo, sobretudo no processo de retirada de pregos ou mesmo como ‘alavanca’ para outras funções extra-martelo, digamos assim.

Se você gosta de colocar a mão na massa, pode muito bem partir para fazer o cabo você mesmo. Utilizando o outro como referencia. Encontre uma madeira/pau de tamanho semelhante e não tem segredo.

Mire-se no cabo quebrado como modelo e em pouco tempo estará pronto.
Leia também: 
Como fazer para fixar pregos com segurança e precisão 
Como fazer para escolher o prego mais indicado para o seu trabalho 
Como fazer para montar um “kit de ferramentas” para pequenos consertos em casa
Entretanto, se não é lá tão chegado assim no “faça você mesmo”, pode procurar em lojas de ferragens e comprar um cabo de martelo pronto. Daí é só seguir algumas dicas essenciais e ‘restaurar’ o seu martelo.

Observe se o seu cabo, comprado, vem com ‘cunhas’, que são pequenas hastes, geralmente de metal, importantes para ajudar na fixação do cabo.

Para remover o ‘resto’ do cabo que ficou fixo no martelo, use uma furadeira e, evitando entrar em contato com o metal, vá perfurando devagar e retirando retalhos do cabo.

Se o novo cabo ‘não entrar’ – se comprado, pois se o fez já está sob medida – use a lixa para desbastar, de maneira que se encaixa no martelo.

Daí é só usar as cunhas – batendo devagar – para fixar firmemente o novo cabo.

Se você mesmo fez o cabo, tanto pode reutilizar as cunhas do antigo cabo descartado, como pode utilizar até mesmo pregos – tipo aqueles de dobradiças de porta, curto e grosso – que o efeito será idêntico.

É isso!

Como vê, não tem segredos, e sobra alguma satisfação por ter sido feito por você mesmo.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.