sábado

Como fazer para evitar alguns erros importantes na hora de pintar sua parede

Pintar uma parede parece simples, não? E é simples! Embora existam alguns segredos/dicas nem sempre conhecidos ou divulgados, que se observados podem dar ao seu trabalho um ar mais profissional, ou seja, evitar alguns ‘errinhos básicos’ que caracterizam o trabalho amador.

Estas informações foram obtidas com uma supervisora e coordenadora de vendas de duas fabricas tradicionais de tintas e revelados como segredos profissionais não divulgados “pelos profissionais” da área.

Nos links em meio ao texto você encontra muitas e variadas dicas sobre o mesmo tema e vale à pena dar uma olhada, pois tratam de situações diversas, complementares, que podem contribuir, e muito, com o seu trabalho.

Confira a relação abaixo e verá que é bem simples, mas pode fazer uma grande diferença na qualidade de seu trabalho.

Mix de cores

Calcule a quantidade de latas de tinta que você vai usar. Se elas forem de lotes diferentes, pode haver uma diferença no tom da cor. Aí faça como os profissionais: misture tudo em um recipiente para igualar os tons e só então pinte.

Que papelão

Para cobrir o chão, jamais use plástico. Você vai acabar pisando na tinta úmida e sujando a casa. Quem conhece o assunto usa papelão ondulado, que é barato, absorve a tinta que cai e faz com que ela seque mais rapidamente.

Clima ameno

Confira a previsão do tempo. Se o clima estiver muito úmido, a tinta não seca. Já se o ar estiver seco ou quente, a tinta não se espalha e a parede fica manchada. Por isso, evite dias com umidade menor de 10%.
Leia também: 
- Como fazer para garantir o sucesso na pintura de sua casa 
- Como fazer para evitar sujeira na hora de pintar com dicas simples 
- Como fazer para pintar as grades de sua casa com mais eficiência 
- Como fazer para ganhar tempo e eficiência nas pinturas
Esfrega

Limpeza é fundamental para evitar manchas na nova pintura. Se a parede estiver somente suja, água e detergente nela. Se estiver com mofo, use água sanitária. O desenho lindo que aquela criança pintou na parede com caneta colorida pode ser apagado com álcool. Já os rabiscos de caneta esferográfica só saem mesmo lixando.

No rodapé

Compre a fita crepe mais grossa que você encontrar para cobrir o rodapé. Tire o pó para que a fita grude melhor, e passe uma régua para garantir a aderência. E nada de lambança: comece pintando o centro da parede para então puxar a tinta em direção ao rodapé. Assim o pincel chega mais “seco” no chão.

Dobradiças

Vai pintar a porta? Preste atenção nas dobradiças! Para protegê-las, passe vaselina líquida, que vai deixá-las oleosas e impedir que a tinta grude.

Raspadinha

Proteja a moldura da janela com fita crepe, mas nem perca tempo cobrindo os vidros. Eles só sujam com os pingos da tintura do teto. Para evitar isso, não passe o rolo em direção à janela, role no sentido contrário. Se mesmo assim caírem gotas, é simples: passe uma espátula de plástico para remover a tinta quando já estiver seca.

Truque de mestre

Primeiro passe um pincel nos limites da parede. Antes de deixar a tinta secar, já complete a área com o rolo. Espere 3 horas e repita a aplicação. A segunda demão elimina as diferenças entre os cantos, que foram pintados com pincel, e o centro, pintado com rolo.

Com informações de Luisa Destri, em Super Abril

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.