quinta-feira

Como fazer para reutilizar azulejos e fazer belos descansos de panela

Ter algum azulejo sobrando em casa não é tão raro assim, sobretudo depois de alguma reforma. Entretanto, não é tão difícil encontrar azulejos avulsos para comprar, o que pode ser até mais interessante caso queira diversificar em seu trabalho.

Veja em casa de material de construção e/ou se informe por lá onde pode encontrar algum “cemitério de azulejos”. É, eles existem, e têm uma grande variedade.

A imagem já mostra bem o resultado final da ideia. Descansos de panela bem originais. Entretanto a peça vai ficar mais estável, além de mais delicada, mais leve, senão mais charmosa se fizermos algumas alterações sutis.

Por exemplo.

Se você usar como suporte uma tábua bem mais fina e de tamanho só um pouco maior que o azulejo, tipo 1,0 cm, ou seja, deixando sobrando a título de “moldura”.
Vai precisar
- Azulejos 
- Madeira 
- Lixa – média e fina 
- Cola de madeira 
- Verniz ou tinta a gosto 
- Retalhos de feltro
Com todo material em mãos, corte a madeira no tamanho sugerido acima, dê uma geral com lixa, terminando com a lixa mais fina – um bom lixamento final vai dar um toque bem melhor à peça – e se for de sua preferência, envernize ou mesmo pinte, caso prefira este revestimento.
Veja também: 
- Como fazer belos mosaicos reutilizando ‘retalhos’ de azulejos 
- Como fazer usar sua criatividade e fazer belos descansos de mesa
Isso vai proteger contra algum alimento que possa eventualmente cair e sujar, facilitando a limpeza e sem deixar manchas.

Na montagem você pode usar a cola de madeira tradicional que dá uma boa aderência. Lembre-se de deixar a parte central da peça de madeira sem lixar e bem porosa para melhorar a aderência da cola.

Como detalhe final corte pequenos círculos/triângulos de feltro e cole embaixo, nos 4 cantos, para que aumente a aderência à mesa, sobretudo se não usarem toalhas, o que fixa bem mais, assim como evita riscar a sua superfície.

Uma ideia adicional é que você pode fazer um jogo deste descanso de panela – de 3 a 4 peças – para dar  a um amigo(a) como um presente especial, original, e com o detalhe de ter sido feito por você mesmo(a).

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.