sábado

Como fazer um baú simplificado a partir de um caixote de frutas

É um baú rápido!

Você deve utilizar a madeira de outro igual para compor este, fechando-o completamente.

Tendo fechado, você dever observar os pregos a um altura de 4 a 5 cm a partir de cima, do ponto em que começou a ‘fechar’ e retirar todos os pregos – desloque-o para um ponto próximo – pois neste ponto é onde você vai fazer o corte para destacar a tampa. Aproveite e verifique algum ponto que precise de reforços, já que ele terá que ficar bem firme.

O momento agora é de ‘dar um trato geral’ e aparar rebarbas, lixar toda a peça.
Feito isso, utilize um lápis e uma régua/ripa e faça a marcação em torno, no ponto em que vai proceder ao corte – veja linha mais escura na imagem acima – ou no ponto em que deixou ‘livre de pregos’.

Cuidado para não deixar uma tampa muito grande. Em função do tamanho final do baú a altura da tampa não deve passar de 10 cm, algo em torno de 8 cm.

Com um serrote afiado, de preferência, já que vai garantir um corte mais preciso, mais “liso”, efetue o corte a partir de um dos cantos.

Feito o corte e destacado a tampa, dê uma lixada geral e pregue as dobradiças. Talvez tenha que pregar/colar um sarrafo na parte interna para dar mais firmeza na fixação das dobradiças, ou pode comprar uma dobradiça mais fina/comprida e pregar nas laterais da peça, que o efeito de firmeza é o mesmo.
Leia também: 
- Como fazer um baú tradicional, vintage, de madeira 
- Como fazer para reaproveitar caixotes descartáveis de frutas 
- Como fazer uma estante reutilizando caixotes de frutas 
- Como fazer para reaproveitar e dar usos interessantes a caixotes descartados 
- Como fazer peças úteis e criativas com caixotes de feira
Para alça lateral – se o seu caixote for como o da imagem acima – você terá que deslocar a peça com a abertura para baixo. Na parte abaixo da tampa, ou fechar e providenciar alternativa na parte inferior do baú.

Você pode cortar um pedaço de compensado, já que é mais fino, no formato exato desta parte interna superior da tampa e colar/pregar fechando a abertura.

Daí pode colocar uma típica alça de metal, encontrada em lojas de ferragens, ou mesmo fazer uma de madeira. Um retalho pequeno com uma abertura/inclinação para acomodar os dedos.

Já a fechadura do baú, se for colocar, isso pode ser feito normalmente e fixada com pequenos parafusos.

Para um retoque final, corte 4 pequenos triângulos de madeira e coloque nos cantos embaixo como se fossem “pés” o que melhora o visual e protege a base.

Tudo pronto fica o acabamento final, se o seu novo baú vai levar uma mão de verniz ou tinta de sua preferência, ou uma patina que pode completar o seu visual meio antigo/vintage.

Pode deixar a sua parte interna assim, mesmo, na madeira, ou pode revestir.

Uma saída é fazer como os baús antigos que eram forrados com papel. Uma boa opção é o papel craft, que dá uma boa consistência e firmeza e um visual meio vintage à sua peça.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.