terça-feira

Como fazer um suporte para livros com um disco de vinil descartado

Embora possa haver quem ainda curta o som do LP de vinil, hoje, em função das novas tecnologias de reprodução musical eles existem mais como objetos de colecionadores.

Entretanto caso haja algum ‘perdido’ por aí, e não faça parte de nenhum nicho de colecionador ou de ‘saudades/reminiscências’, você pode reutilizá-los e transformar nesses criativos suportes para livros.

Se não tem um à mão, pode ir comprar em brechós que existem pela cidade – qualquer um, baratinho, já que pode haver aqueles mais caros para colecionadores – e fazer o seu ‘par’ de suporte.
Vai precisar de: 
- Dois discos de vinil, 
- Uma bacia de metal ou vasilhame equivalente, 
- Feltro, para colar na base e evitar arranhões na mobília, 
- Cola, 
- Luvas, 
- Água quente suficiente para encher a bacia até cobrir metade do disco.
Ferva a água e mergulhe o disco até o rótulo. Espere um pouco até perceber que ficou maleável.

Dobre-o ainda na água – use algo como uma espátula para facilitar a definição da dobra – e em seguida deite-o sobre uma superfície como uma mesa, a borda de uma mesa, observando exatamente a altura do inicio do rótulo do disco, e forçando para que a dobra fique bem definida.

Use uma luva ou outra proteção para proteger as mãos contra o calor excessivo, na hora em que forçar para a definição da dobra.

É muito importante definir a dobra ao máximo, ou o ‘canto’ da dobra, para garantir a estabilidade na hora em que colocar os livros. O ângulo da ‘dobradura’ tem que ficar reto.

Definido o processo mergulhe-o com cuidado em água fria.

Feito isso, depois de esfriado e pronto, use o feltro para fazer ‘calços’ na parte que vai ficar em contado com o móvel/estante para proteger contra eventuais arranhões. Pode fazer alguns retalhos – redondos ou triângulo – e cole nos cantos, ou mesmo pode forrar toda a superfície.

Com informações de inventeaqui

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.