quinta-feira

Como fazer para preparar suas plantas para o inverno

Embora a regra não seja a mesma em todos os lugares, sobretudo em um país de dimensões continentais e ampla variedade climática como o Brasil, as plantas costumam se “portar” conforme as estações, no caso, o inverno que se aproxima.

Em tese, nas regiões frias elas entram em estado ‘variado’ de dormência – a partir de maio – com baixo nível de atividades.

Nestes casos, uma regra básica vale ‘pra todo mundo’: a observância criteriosa e regular das regas ou ‘molhações’.

Outra medida bem oportuna é, sem mexer muito nos vasos, fazer uma adubação com materiais orgânicos, tipo húmus de minhoca, pasta de mamona ou mesmo farinha de osso, encontrados nas casas do ramo. Ou se você tem acesso, ou em casa, esterco seco de gado ou de galinha.
Leia também: 
Como fazer para escolher e cuidar as plantas para dentro de casa 
Como fazer para escolher e cultivar as plantas que atraem borboletas 
Como fazer a propagação de plantas anuais e hortaliças com facilidade 
Como fazer para podar suas plantas e garantir-lhes saúde e beleza
Não precisa revolver muito, faça-o superficialmente que as regas se encarregam do resto.

Resista à ideia de podar, mesmo. Elas poderão se ressentir logo após o inverno ou no princípio da primavera. Limite-se a eliminar as folhas e galhos secos, sobretudo em áreas externas, para favorecer o contato com a luz do sol.

Quanto aos canteiros, é também uma boa ideia promover uma movimentação em sua superfície – do solo – utilizando algo como um ‘ancinho’ para se limitar apenas à superfície, e um pouco de ‘terra nova’ pode ser uma boa ideia. E é claro, além das regas regulares como falamos no princípio.

Com estes cuidados, suas plantas continuarão bem e bonitas durante o inverno e irão ‘acordar’ firmes e fortes para brilharem e enfeitarem a primavera.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.