sexta-feira

Como fazer para eliminar manchas de xixi pela casa, feitas por seu cão

Uma situação não tão rara assim é nos depararmos com a urina dos cachorros pelos lugares mais inusitados da casa, o que, em se tratando de machos “inteiros” – como se diz popularmente – ou não castrado, esse previsível é bem mais ‘previsível’, é certo!

Tenho um caso pessoal e é um cachorro bem grande, o que aumenta “o tamanho” do problema. O agravante é quando ele escolhe como “marcos de seu território”, os sofás de tecido, colchões, carpetes, tapetes ou a estante de livros.

Nestes casos a urina ou o “marco” do seu cão pode se tornar permanente como uma marca que nem sempre sai de todo, quando não  compromete, mesmo!

Vejamos alguns casos:
Estofados. 
Assim que o identificar, enxugue com um pano seco o máximo que puder. Em seguida passe algum produto para limpeza a seco.Feito isto, dê um tempo e volte a repetir o processo até a mancha/cheiro sair. Costuma sair! 
 – Estante de livros. 
Ele, “o marcador” não tem um critério específico para marcar territórios, logo, uma estante de livros é um local como outro qualquer. Logo, se tem uma estante com prateleiras – com livros – até próximo ao chão, a única saída é colocar todos estes livros em sacos plásticos, pois, livro ‘marcado’, ou mijado, é livro perdido. 
Foi o que fiz para proteger os meus livros nas prateleiras mais baixas de minhas estantes. 
 – Carpetes e tapetes. 
Passe uma esponja molhada em uma solução de vinagre branco. Enxugue ao máximo utilizando um material absorvente, e em seguida lave com xampu próprio para lavação normal de carpetes. 
Evite esfregar muito para não comprometer sua textura e cor/aparência. 
 – Tecidos laváveis. 
Enxágue com água fria e lave normalmente. Se a mancha já secou, deixe a peça de molho numa solução de água e detergente biodegradável. Caso a mancha não saia de todo, enxágue com uma esponja molhada em água oxigenada e amônia. 
 – Tecidos não laváveis. 
Umedeça com água fria e esfregue uma esponja molhada numa solução de vinagre branco – 1 colher (sopa) para cada ½ litro de água. Enxágue com um pano seco. 
 – Colchões. 
Coloque-o de lado, a depender do local da mancha, para facilitar o acesso. 
Esfregue o local da mancha com esponja molhada em água fria e detergente líquido comum. 
Enxague com uma mistura de água fria e um desinfetante.
Como pode ver, é, relativamente, simples. Um detalhe que contribui para o sucesso do processo de limpeza é agir o mais rápido possível depois do “ato de marcação territorial” do seu cão, já que o tempo pode aumentar a área comprometida, assim como a absorção, penetração, da urina.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.